• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2019.tde-28052019-154012
Documento
Autor
Nombre completo
Andréia Moura Casagrande
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2018
Director
Tribunal
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga (Presidente)
Germano, Jose Silverio Edmundo
Nogueira, Paulo Alexandre Bronzato
Shigue, Carlos Yujiro
Título en portugués
Ensino Híbrido de Física utilizando o MOODLE: um estudo sobre as contribuições educacionais no Ensino Médio
Palabras clave en portugués
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino Híbrido
Ensino Médio
Física
MOODLE
Resumen en portugués
A presente pesquisa, de feição quantitativa, constitui uma investigação do tipo experimental-documental que teve por objetivo estudar o impacto da utilização da metodologia blended learning, ou Ensino Híbrido, em uma turma de estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus Jacareí na disciplina de Física. Para tanto, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando-se o software MOODLE, que disponibilizou para os estudantes da turma investigada diferentes recursos e atividades que poderiam ser acessados por meio de um computador ligado à Internet. Dentre esses recursos e atividades podemos citar: textos, vídeos, simulações, lições, exercícios resolvidos, demonstrações de experimentos, listas de exercícios com feedback imediato e fóruns. A intenção foi a de avaliar se a integração entre o ensino presencial e o on-line, tornando a ação educativa mais personalizada, seria mais efetiva para a aprendizagem dos estudantes do que as práticas tradicionais de ensino ancoradas na metodologia expositiva. Para avaliar o impacto educacional da metodologia utilizada, comparamos o desempenho dos estudantes por meio da média final do primeiro bimestre do ano letivo de 2018 com os resultados obtidos pela mesma turma quando foram submetidos à metodologia tradicional de ensino durante o primeiro bimestre do ano anterior. Foi analisada também a interação dos estudantes com o AVA do MOODLE para verificar se os estudantes que mais interagiram com os recursos disponíveis foram aqueles que obtiveram melhor desempenho. Os dados foram tratados estatisticamente pelos testes t-student e coeficiente de Pearson e apontam para a existência de evidências significativas de contribuição da utilização da metodologia do Ensino Híbrido, não só no domínio cognitivo como também no afetivo, levando os estudantes a uma maior motivação e autonomia.
Título en inglés
Hybrid Physics Teaching using MOODLE: a study on educational contributions in High School
Palabras clave en inglés
High School
Hybrid Teaching
MOODLE
Physical
Virtual Learning Environment
Resumen en inglés
The present research, of quantitative nature, is an experimental-documentary research whose objective was to study the impact of the use of the blended learning methodology in a group of students of the second year of High School of the Federal Institute of Education Science and Technology of São Paulo - IFSP, Campus Jacareí in the discipline of Physics. For that, a Virtual Learning Environment (AVA) was developed, using the MOODLE software, which made available to the students of the investigated class different resources and activities that could be accessed through a computer connected to the Internet. Among these resources and activities we can mention: texts, videos, simulations, lessons, solved exercises, demonstrations of experiments, lists of exercises with immediate feedback and forums. The intention was to evaluate if the integration between classroom and online education, making the educational action more personalized, would be more effective for students' learning than the traditional teaching practices anchored in the expository methodology. In order to evaluate the educational impact of the methodology used, we compared the students' performance by means of the final average of the first two months of the 2018 school year with the results obtained by the same group when they were submitted to the traditional teaching methodology during the first two months of the previous year. We also analyzed the students' interaction with the MOODLE AVA to verify if the students who interacted the most with the available resources were the ones that obtained the best performance. The data were treated statistically by the t-student and Pearson coefficient tests and point to the existence of significant evidence of contribution of the Hybrid Teaching methodology, not only in the cognitive domain but also in the affective domain, leading students to a higher motivation and autonomy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED18011_C.pdf (13.98 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-05-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.