• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2017.tde-21112017-142801
Documento
Autor
Nombre completo
André Geraldo Cursino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2017
Director
Tribunal
Shigue, Carlos Yujiro (Presidente)
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Romão, Érica Leonor
Souza, Mariana Aranha de
Título en portugués
Contribuições das tecnologias para uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de projetos no Ensino Fundamental I
Palabras clave en portugués
Aprendizagem significativa
Educação
Pesquisaação
Projetos
Tecnologias
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias baseadas em projetos para uma aprendizagem significativa no Ensino Fundamental I, de forma a propor mudanças metodológicas para a aplicação do conteúdo curricular por meio de projetos que integrem as tecnologias na educação, focando como objetivo principal a autonomia, possibilitando que o aluno adquira senso crítico, autoestima, interesse pelas aulas e o aprender a fazer, fazendo. A metodologia utilizada para a pesquisa foi composta por diferentes estratégias sob uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, a fim de promover e analisar o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, por meio da resolução de problemas, projeto interdisciplinar e o trabalho colaborativo, na busca de uma Aprendizagem Significativa segundo a teoria de David Ausubel, tendo como recurso integrador as tecnologias. Para coleta e análise de dados foram desenvolvidas atividades experimentais em duas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal no Vale do Paraíba-SP. Com o auxílio das professoras das turmas, foram desenvolvidas atividades baseadas em projetos que integram o conteúdo sobre Meio Ambiente, na disciplina de Ciências, aos recursos tecnológicos disponíveis na escola para confecção de um produto final. Durante o procedimento foram coletados dados por meio de sondagens, entrevistas, observações e relatórios com o objetivo de repensar um novo perfil no ambiente educacional, por meio de um ensino inovador, utilizando as tecnologias como meio motivador no processo de ensino-aprendizagem, integrando mídias, professores, alunos e sociedade, na busca de soluções para os principais problemas de aprendizagem nas escolas. Os resultados encontrados demonstram que o uso das tecnologias em projetos educacionais apresentam características que permitem conceber um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, colaborativo e voltado à realidade dos alunos, visando uma aprendizagem significativa e a tomada de consciência.
Título en inglés
Contributions of technologies for meaningful learning and development of projects in Elementary School I
Palabras clave en inglés
Action research
Education
Meaningful learning
Projects
Technologies
Resumen en inglés
The present research aims to analyze the contributions of project-based technologies for meaningful learning in Elementary School I, in order to propose methodological changes for the application of curricular content through projects that integrate technologies in education, focusing as main objective the autonomy, allowing the student to acquire critical sense, self-esteem, interest in classes and learning how to do, doing. The methodology used for the research was composed of different strategies under a qualitative approach of action research, in order to promote and analyze the development of skills and competences in students, through problem solving, interdisciplinary project and collaborative work, in the search for a meaningful learning according to the theory of David Ausubel, having as an integrating resource the technologies. For data collection and analysis, experimental activities were developed in two classes of 5th grade Primary School I, in a municipal school in the Vale do Paraíba region, State of São Paulo. With the help of class teachers, activities were developed based on projects that integrate the contente on Environment, in the discipline of Sciences, to the technological resources available in the school to make a final product. During the procedure, data were collected by means of surveys, interviews, observations and reports with the objective of rethinking a new profile in the educational environment, through innovative teaching using technologies as a motivator in the teaching-learning process, integrating media, teachers, students and society in the search for solutions to the main problems of learning in fundamental schools. The results show that the use of the technologies in educational projects have characteristics that allow to conceive a process of teaching learning more dynamic, collaborative and directed to the reality of the students, aiming at meaningful learning and the self-awareness promotion.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED17010_O.pdf (2.66 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-11-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.