• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2017.tde-21112017-142556
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel Fernandes da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2017
Director
Tribunal
Romão, Estaner Claro (Presidente)
Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Romão, Érica Leonor
Silva, Luciano Fernandes
Título en portugués
O jogo como recurso pedagógico de ensino: uma proposta para os números relativos
Palabras clave en portugués
Ensino de matemática
Jogos matemáticos
Metodologias ativas
Números relativos
Resolução de problemas
Resumen en portugués
Os resultados em avaliações externas apontam para um cenário preocupante no que se refere ao ensino de matemática, especialmente no que tange os números relativos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o processo de ensinoaprendizagem e avaliar a eficiência de um jogo matemático como recurso de intervenção pedagógica, em relação ao conteúdo dos números relativos e em três cenários distintos no Ensino Fundamental, ambos em turmas regulares de ensino: a preconização de conteúdos (5º ano), parte da grade curricular (7º ano) e revisão de conteúdos não assimilados (8º ano). A proposta de usar o jogo matemático parte da necessidade de romper com o ensino tradicional que ainda é praticado nas escolas brasileiras, pois esse tipo de prática não consegue alavancar resultados satisfatórios. Pretendemos apresentar uma forma diferente da tradicional, onde o aluno seja construtor do conhecimento e participante ativo do seu aprendizado de uma forma a favorecer também as interações sociais e o trabalho em equipe. O trabalho visa além de apresentar resultados de aplicações de um jogo com alunos regulares de uma escola pública, referenciar as diversas facetas dos jogos sob a luz da bibliografia analisada e apresentar uma possibilidade real e aplicável de um recurso pedagógico eficiente para ensino de matemática.
Título en inglés
The game as a pedagogical teaching resource: a proposal for relative numbers
Palabras clave en inglés
Mathematical games
Mathematics teaching
Problem solving
Relating numbers
Resumen en inglés
The results of external evaluations point to a worrying scenario with regard to teaching Mathematics, especially regarding the figures. Thus, the aim of this study is to analyze the applicability and efficiency of a mathematical game as a pedagogical intervention resource in the content of the figures and in three different scenarios in elementary school, both in regular classes teaching: the preconization content (5th year), part of the curriculum (7th grade) and review of unassimilated content (8th year). The proposal to use the mathematical game arises from the need to step aside from the traditional teaching that is still practiced in Brazilian schools, as this practice does not produce satisfactory results. We intend to present a practice that differs from the traditional, in which the student is builder of knowledge and active participant in their learning aiming to promote social interaction and teamwork. The work aims, in addition to presenting results of applications with regular students of a public school, to show the many facets of the game in the light of theoretical analysis and present a real and applicable possibility of an effective pedagogical tool for teaching mathematics.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED17005_O.pdf (2.15 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-11-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.