• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2017.tde-21112017-141527
Documento
Autor
Nombre completo
Marcus Paolo Junqueira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2017
Director
Tribunal
Suzuki, Paulo Atsushi (Presidente)
Rodrigues, Rita de Cássia Lacerda Brambilla
Sena, Paulo Sergio de
Siqueira, Adriano Francisco
Título en portugués
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Edmodo
Sistema AB0
Tecnologia de Informação e Comunicação
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo utilizar a Tecnologia de Informação e Comunicação para o aprimoramento do ensino da disciplina de Biologia e analisar a funcionalidade e benefício da plataforma educacional social Edmodo no ensino de genética do sistema AB0 de grupos sanguíneos por discentes do 3º ano do Ensino Médio. As atividades foram realizadas com 121 discentes de uma escola técnica estadual do município de Cruzeiro/SP. A metodologia consistiu nos seguintes passos: I - Questionário: caracterizou-se o perfil dos discentes, II - Enquete: realizou-se uma sondagem a respeito do tema, III - Pré-teste: teste diagnóstico, IV - Sequência didática em 4 etapas: 1 - Explorando as ideias do texto, 2 - Aula expositiva dialogada, 3 - Prática de estudo e 4 - Determinando os grupos sanguíneos; e V - Pós-teste: avaliou-se o grau de letramento científico. Verificou-se com a pesquisa que os resultados fornecem parâmetros para a discussão sobre a aprendizagem de genética por alunos desta faixa etária, bem como apontam para uma melhor compreensão do sistema AB0 de grupos sanguíneos pelos alunos após da realização da sequência didática.
Título en inglés
The Edmodo social educational platform applied to the teaching of genetics in High School
Palabras clave en inglés
AB0 System
Edmodo
Information and Communication Technology
Learning
Resumen en inglés
The aim of this research was to use Information and Communication Technology to improve the teaching of the Biology discipline and to analyze the functionality and benefits of the Edmodo social educational platform in the teaching of genetics of the AB0 system of blood groups by students of the 3rd year of High School . The activities were carried out with 121 students from a state technical school in the municipality of Cruzeiro/SP. The methodology consisted of the following steps: I - Questionnaire: the profile of the students was characterized, II - Poll: a survey was carried out on the subject, III - Pre-test: diagnostic test, IV - 1 - Exploring the ideas of the text, 2 - Lecture dialogues, 3 - Practice of study and 4 - Determining the blood groups; And V - Post-test: the degree of scientific literacy was evaluated. It was verified with the research that the results provide parameters for the discussion about the learning of genetics by students of this age group, as well as point to a better understanding of the AB0 system of blood groups by the students after the accomplishment of the didactic sequence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED17008_C.pdf (3.26 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-11-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.