• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2019.tde-06112019-164631
Documento
Autor
Nombre completo
Fabiana Barbosa de Jesus
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2019
Director
Tribunal
Barreto, Maria Auxiliadora Motta (Presidente)
Bargos, Danúbia Caporusso
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Souza, Mariana Aranha de
Título en portugués
Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa
Palabras clave en portugués
Alfabetização Científica
Aquário
Ensino Fundamental
Sequência didática
Resumen en portugués
Essa pesquisa apresenta um estudo sobre ensino e aprendizagem em Ciências em uma sala de aula multisseriada com alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma sequência didática interdisciplinar e investigativa e a construção de um aquário de água doce no processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. Já os objetivos específicos visaram: desenvolver uma sequência didática interdisciplinar e investigativa; construir um aquário de água doce; compreender o que é um ecossistema; explicar o funcionamento do ecossistema aquático; correlacionar os estudos do aquário com diferentes disciplinas e observar a interação do ecossistema aquático. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação, com levantamento bibliográfico e observações de campo. Os alunos demonstraram muito interesse nos momentos de construção e observação do aquário e as diferentes atividades realizadas na sequência didática demandaram a articulação e socialização do que estavam aprendendo. O resultado final foi satisfatório, apontando que os alunos enriqueceram as suas descrições escritas e orais, aumentaram significativamente o seu vocabulário e houve o alcance de indicadores de Alfabetização Científica. Portanto constata-se que a sequência didática desenvolvida é um instrumento facilitador no processo de Alfabetização Científica e pode contribuir com o ensino de ciências.
Título en inglés
Scientific Literacy in Elementary Education I: Contributions of an interdisciplinary and investigative didactic sequence
Palabras clave en inglés
Aquarium
Elementary Education
Following teaching
Scientific Literacy
Resumen en inglés
This research presents a study about teaching and learning in science in a multi-grade classroom with 4th and 5th grade students. The general objective was to analyze the contributions of an interdisciplinary and investigative didactic sequence and the construction of a freshwater aquarium in the process of Scientific Literacy in Elementary School I. The specific objectives were: to develop an interdisciplinary and investigative didactic sequence; build a freshwater aquarium; understand what an ecosystem is; explain the functioning of the aquatic ecosystem; correlate aquarium studies with different disciplines and observe the interaction of the aquatic ecosystem. For the accomplishment of the research was used the research-action methodology, with bibliographical survey and field observations. The students showed great interest in the moments of construction and observation of the aquarium and the different activities carried out in the didactic sequence demanded the articulation and socialization of what they were learning. The final result was satisfactory, indicating that the students enriched their written and oral descriptions, significantly increased their vocabulary, and the achievement of scientific literacy indicators. Therefore, it is observed that the didactic sequence developed is a facilitating instrument in the process of Scientific Literacy and can contribute to the teaching of sciences.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED19005_C.pdf (12.32 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-11-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.