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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2018.tde-04122018-145513
Documento
Autor
Nome completo
Homailson Lopes Passos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2018
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Paulo Atsushi (Presidente)
Bento, Maria Cristina Marcelino
Cabette, Regina Elaine Santos
Conte, Rosa Ana
Título em português
Planejamento de experimentos no ensino da estatística e probabilidade nas séries finais do ensino fundamental II
Palavras-chave em português
Aprendizagem ativa. Planejamento de experimentos
Ensino de estatística e probabilidade
Teoria clássica dos testes
Teoria de resposta ao item
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino da Estatística e Probabilidade nas séries finais do Ensino Fundamental II. Seu objetivo é mostrar que a metodologia aqui adotada possibilita a aquisição de conceitos estatísticos e probabilísticos, assim como o desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais. Trata de um projeto fundamentado em Planejamento de Experimentos com respaldo na aprendizagem ativa. Na sequência didática do projeto os alunos realizaram um experimento com aviões de papel no qual tiveram que responder, na prática, a seguinte questão "Quais alterações podem ser feitas em um modelo de avião de papel para que ele permaneça mais tempo no ar?". Para atestar a efetividade da sequência didática, foi construído e validado um Teste de Proficiência em Estatística e Probabilidade (TEPEP) com base nos fundamentos da Psicometria. A análise das características do teste foi feita por meio da Teoria Clássica dos Testes e da Teoria de Resposta ao Item. Foram sujeitos da pesquisa 391 alunos de escolas públicas e particulares da região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Desse total, 374 auxiliaram na validação do instrumento e os 17 alunos restantes participaram do projeto. Os resultados deste trabalho mostraram que o uso de Planejamento de Experimentos favoreceu a aprendizagem da Estatística e Probabilidade, desenvolvendo também outras competências. Em relação à validação do TEPEP, concluiu-se que os métodos psicométricos empregados têm grande potencial e devem ser mais explorados. Esta pesquisa apresenta, como produtos finais, a metodologia desenvolvida e o teste de proficiência construído, oferecendo ambos a professores e pesquisadores.
Título em inglês
Designs of experiments in the teaching of statistics and probability for the last years of elementary school
Palavras-chave em inglês
Active learning
Classical test theory
Designs of experiments
Item response theory
Statistic and probability
Teaching of statistics and probability
Resumo em inglês
This work presents a proposal for teaching of Statistics and Probability, for the last years of Elementary School. Its objective is to show that the methodology adopted here allows the acquisition of statistical and probabilistic concepts, as well as the development of personal and interpersonal skills. It's a project with a didactic sequence grounded in Designs of Experiments, supported in active learning. In the didactic sequence of the project the students carried out an experiment with paper airplanes in which they had to answer, in practice, the following question "What changes can be made to a paper airplane model so that it stays longer in the air?". To attest the effectiveness of the didactic sequence, it was developed and validated a Proficiency Test in Statistics and Probability (PTSP), this using Psychometry. The analysis of the characteristics of the test was made through the Classical Test Theory and the Item Response Theory. The research subjects were a total of 391 students from public and private schools in the Vale do Paraíba region, State of São Paulo. Of this total, 17 students participated in the project. The other students (374) assisted in the test validation. The results of this research showed that the use of Design of Experiments favored the learning of Statistic and Probability, also to develop others competences. Regarding the validation of PTSP, it could be concluded that the psychometric methods used have potential and they should be more explored. This research acclaims, as final products, the developed methodology and the Proficiency test validated, both offered to teachers and researchers.
 
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PED18005_C.pdf (3.66 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-04
 
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