• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2018.tde-03122018-174307
Documento
Autor
Nombre completo
Martha Caputo Savino Santolia Cancela Maçumoto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Lorena, 2017
Director
Tribunal
Romão, Estaner Claro (Presidente)
Silva, Marcílio Farias da
Villela, Iraídes Aparecida de Castro
Zamponi, Graziela
Título en portugués
Metodologia de projetos: estratégias para o ensino de matemática no ensino fundamental II
Palabras clave en portugués
Ensino fundamental
Metodologia de projetos
Problemas reais
Projetos
Resolução de problemas de matemática
Resumen en portugués
A Metodologia de Projetos tem sido uma estratégia de ensino e aprendizagem que vem ganhando espaço na educação ao longo dos anos. Muitos, porém, trabalham com essa metodologia de forma equivocada, acreditando que contextualizar é usar o meio em que o aluno está inserido como cenário dos exercícios dados em sala de aula, como futebol ou atividade com coleção de figurinhas. O resultado significativo da utilização desta metodologia de ensino acontece quando o aluno vive o problema que deve resolver, ou seja, quando se torna o protagonista da sua resolução. Desta forma, o projeto desenvolvido por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular de uma cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, foi resolver problemas de matemática com o fim de arrecadar verba para o Asilo, instituição da mesma cidade. Além de trabalhar a resolução de problemas matemáticos reais para a arrecadação, conviveram com idosos, e estabeleceram com eles uma questão de cunho social, que desenvolveu a cidadania entre eles. Assim, a pergunta que direciona a pesquisa é: "A Metodologia de Projetos, como estratégia de ensino, favorece a aprendizagem de matemática de forma efetiva?". Durante todo percurso do projeto observou-se que os alunos desenvolveram habilidades de interpretação e resolução de problemas de matemática, e ainda pôde-se notar o amadurecimento de atitudes de cidadania e respeito entre eles.
Título en inglés
Project methodology: strategies for teaching mathematics in elementary education II
Palabras clave en inglés
Elementary education
Problem solving in mathematics
Project methodology
Projects
Real problems
Resumen en inglés
The Project Methodology has been a strategy of teaching and learning that has been gaining space in education over the years more and more. However, many works with this methodology are in the wrong way, believing that contextualizing is to use the student's environment as the setting for classroom exercises, such as football or a collection of cards. The significant result of the use of this teaching methodology happens when the student lives the problem that must solve, that is, when he becomes the protagonist of the problem solving. In this way, the project developed by students of the 6th year of elementary school of a private school in the city located in the Paraíba Valley, São Paulo, was to solve problems of mathematics in order to raise money for the Asylum, institution of the same city. In addition to working to solve real mathematical problems for collection, they had the experience of working with the elderly, a social issue, which developed citizenship among them. Thus, the research question is: "Does the Project Methodology, as a teaching strategy, favor the learning of mathematics effectively?". Throughout the course of the project it was observed that students have been able to develop mathematical problem solving and problem solving skills, and the maturity of citizenship attitudes and respect among them can be noted.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
PED17017_C.pdf (929.58 Kbytes)
Fecha de Publicación
2018-12-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.