• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2006.tde-24012007-152550
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Mendes da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2006
Director
Tribunal
Oliveira Neto, Jose Dutra de (Presidente)
Figueiredo, Reginaldo Santana
Ribeiro, Evandro Marcos Saidel
Título en portugués
O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de contabilidade na FEA-RP/USP
Palabras clave en portugués
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Estilo de Aprendizagem
Resumen en portugués
Esse estudo tem como objetivo principal avaliar o impacto dos estilos de aprendizagem dos alunos, professores e disciplinas no desempenho acadêmico dos alunos do curso de graduação em Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto ? Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Para identificação dos estilos de aprendizagem foi utilizado o Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Soloman (ILS), questionário on-line, acessível na página eletrônica da Escola de Engenharia de São Carlos ? Universidade de São Paulo (EESC/USP). Participaram da pesquisa, 194 alunos do curso de graduação em Contabilidade da FEA-RP, o que corresponde a 82% dos alunos ativos do curso, e 29 professores que, além do ILS, responderam um outro questionário, elaborado pelos pesquisadores, com base no Modelo de Felder-Silverman, para identificação dos estilos de 40 disciplinas do curso. O desempenho acadêmico dos alunos foi mensurado pelas médias finais das notas obtidas por eles, antes das reavaliações, critério este escolhido, em termos de precisão metodológica, como forma de tornar a pesquisa direcionada e objetiva. Os resultados mostraram que os estilos dominantes dos alunos são: ativo, sensorial, visual e seqüencial. A maioria dos professores tem estilos reflexivo, intuitivo, visual e seqüencial e a maioria das disciplinas é reflexiva, sensorial, verbal e seqüencial. Foi constatado o impacto dos diferentes estilos de aprendizagem desses elementos no desempenho acadêmico dos alunos, tanto individualmente, como combinados, revelando, para algumas dimensões, médias significativamente mais altas.
Título en inglés
The impact of Learning Styles in Accounting Education at FEARP/ USP
Palabras clave en inglés
Accounting Education
Higher Education
Learning Styles
Resumen en inglés
This study has as main objective to evaluate the impact of student, teacher and class learning styles in under graduate academic performance in the Accounting course of the School of Economics, Business and Accounting of Ribeirão Preto ? University of São Paulo (FEARP/ USP). For identification of learning styles it was used the Felder-Soloman?s Index of Learning Styles (ILS), on-line questionnaire, accessible on the electronic page of the School of Engineering of São Carlos University of São Paulo (EESC/USP). It has participated of the research, 194 students of the FEA-RP Accounting course, which corresponds to 82% of the active students of the course, and 29 teachers who, beyond the ILS, had answered one another questionnaire, elaborated by researchers, on the basis of the Felder-Silverman?s Model, for identification of the styles of course?s 40 classes. The student?s academic performance was measured for the final grades gotten by them, before the reevaluations, criterion chosen, in terms of methodological precision, as a form to have the research direct and objective. The results show that the student?s dominant styles are: active, sensorial, visual and sequential. Most of teachers is reflective, intuitive, visual and sequential and most of classes is reflective, sensorial, verbal and sequential. The impact of the different learning styles of these elements in the student?s academic performance, such as individually and combined, disclosing was evidenced, for some dimensions, significantly better grades.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DeniseMendesdaSilva.pdf (721.63 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-03-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.