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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2007.tde-23072007-080103
Documento
Autor
Nome completo
Maira Assaf Andere
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Adriana Maria Procopio de (Presidente)
Marion, Jose Carlos
Nassif, Vânia Maria Jorge
Título em português
Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
Palavras-chave em português
Ensino de Contabilidade
Ensino Superior
Formação do Professor
Resumo em português
Essa pesquisa analisou a formação do professor de contabilidade sob a ótica do modelo de formação de Vasconcelos (2000) que divide o processo de formação em quatro áreas: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos programas de pós-graduação (Stricto Sensu) na área contábil e de mestres, mestrandos, doutores e doutorandos em Contabilidade, denominados nessa pesquisa de discentes. Para coletar as percepções do público-alvo utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores, representantes dos programas de pós-graduação da FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP e USP. Os resultados foram identificados pela utilização das análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática, ou seja, com o direcionamento para a aplicação prática da teoria. E por último, os programas abordam com mais ênfase à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia e ciências sociais. Contudo, segundo a opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.
Título em inglês
Accounting teacher education aspects: an analysis of post-graduation programs
Palavras-chave em inglês
Accounting Education
Higher Education
Teacher Education
Resumo em inglês
This research studies the accounting teacher education through the use of the Vasconcelos education model (2000) which divides the education process in four areas: (i) practical; (ii) technical-scientific; (iii) pedagogical and (iv) social and political. Thus, it has been analyzed the perceptions obtained from Stricto Sensu accounting post-graduation programs coordinators, and also the perceptions obtained from accounting masters of science (M.Sc.) and M.Sc. students, accounting Doctors of Philosophy (Ph.D.) and Ph.D. students, hereafter called students. An on-line questionnaire has been used to collect the target public perceptions. The sample is composed by 208 students and 12 coordinators, representatives of FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP and USP post-graduation programs. The results have been identified through the use of descriptive and cluster analysis. Firstly, the accounting post-graduation programs are directed for the technical-scientific education with theoretical and specific accounting knowledge directed to the scientific research. Secondly, these programs aim on pedagogical education, stimulating the teachers' activities and the development of didacticalpedagogical abilities. In the third place, according to students' opinion, these programs stimulate the practical education, with the aiming on the practical application of the theory. And finally, these programs greatly emphasize the social and political educations, with the development of politics, economics, philosophy and social sciences knowledge. However, according to coordinator's opinion, the order of importance is inverted, being the social and political education the third place and the fourth place is granted to the practical education.
 
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MairaAssafAndere.pdf (671.77 Kbytes)
Data de Publicação
2007-08-02
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • ANDERE, Maira Assaf, e Araujo, Adriana Maria Procópio de. Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação [doi:10.1590/S1519-70772008000300008]. Revista Contabilidade & Finanças [online], 2008, vol. 19, p. 91-102.
  • ANDERE, Maira Assaf, ARAUJO, A. M. P. Formação do Docente de Contabilidade. In I EnPEQ, Recife-PE, 2007. ANAIS - I EnPEQ., 2007.
  • ARAUJO, A. M. P., e ANDERE, Maíra Assaf. Análise das Competências do Professor do Ensino Superior em Contabilidade: um estudo exploratório. In XIII Congresso Brasileiro de Custos, Belo Horizonte-MG, 2006. A Gestão de Custos na Administração Pública., 2006.
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