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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2017.tde-20092017-151950
Documento
Autor
Nome completo
Renan Del'Omo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Maisa de Souza (Presidente)
Carvalho, Luiz Nelson Guedes de
Luca, Marcia Martins Mendes De
Rover, Suliani
Título em português
Relato integrado e acurácia das previsões dos analistas de mercado: uma análise sob a perspectiva da teoria da sinalização
Palavras-chave em português
Acurácia
Analista de mercado
Relato integrado
Resumo em português
Um grande desafio das companhias hoje é como comunicar, em um formato conciso, informações valiosas de investimentos a todos os seus potenciais usuários, por meio de canais de comunicação ou plataformas. Isso porque, nos últimos anos, os relatórios corporativos têm sofrido constantes mudanças. Ademais, questiona-se se o Relato Integrado apresenta condições de atender a essa demanda. Ainda, trata-se de uma ideia recente, com vistas a melhorar a qualidade das informações divulgadas pelas empresas e trazer ao mercado uma visão de longo prazo quanto à sustentabilidade das empresas. Assim, neste trabalho, propôs-se a analisar, à luz da teoria da Sinalização, o impacto da divulgação do Relato Integrado na acurácia dos analistas de mercado, os quais são os principais responsáveis por munir os investidores com informações relevantes à sua tomada de decisão. Para tal, utilizou-se uma amostra de 80 empresas: 40 que divulgam o Relato Integrado e 40 semelhantes em tamanho, setor de atuação e país, mas que não publicam referido relato. O período analisado compreendeu três anos antes da adoção (2008, 2009 e 2010) e três anos depois (2012, 2013 e 2014). Para obter os dados, utilizou-se a base de dados da Thomson ONE Analytics®. O teste se baseou no modelo de efeitos fixos com dummies temporais, que se mostrou mais adequado, conforme proposta e disposição dos dados. Pelos resultados obtidos com o teste, identificouse que o Relato Integrado tem impacto estatisticamente significante na acurácia consensual do analista de mercado, mas de forma negativa. Embora isso ateste os resultados de estudos anteriores referentes a informações de cunho não financeiro - de que o analista de mercado não está interessado em tais informações - ao observar as dummies temporais, os resultados apontam uma melhora do aprendizado do analista de mercado, pelo aumento de sua acurácia, após a divulgação. Ao demonstrar significância estatística, após a adoção do relato, as dummies temporais revelam que, na amostra geral, houve melhora na previsibilidade do analista de mercado, apesar de ser maior nas empresas que não o divulgam. Desse modo, os resultados contribuem para aferir a relevância da divulgação do Relato Integrado. Ademais, demonstrar que, apesar das pesquisas anteriores concluírem que, isoladamente, a informação de cunho não financeiro pode não ser relevante ao analista de mercado. Isso porque, ao utilizar o pensamento integrado, pela divulgação do Relato Integrado, essa demonstrou relevância na curva de aprendizado, por meio da melhora da acurácia consensual do analista de mercado ao longo do tempo.
Título em inglês
Integrated Report and the accuracy of market analysts' forecasts: an analysis from the perspective of Signaling Theory
Palavras-chave em inglês
Accuracy
Integrated reporting
Market analysts
Resumo em inglês
Nowadays, companies face the challenge to communicate valuable investment information to all their potential users, in a concise way, through communication channels or platforms. Moreover, there are doubts whether the Integrated Reporting had conditions to fulfill this demand or not. In addition, this is a recent idea, aiming to enhance the quality of information disclosed by companies, and bring their sustainability to the market in the long term. Therefore, in this work, we proposed to analyse the impact of the Integrated Reporting disclosure on the market analysts' accuracy, responsible for providing the investors with crucial information for their decision taking, under the Signaling theory. For this, we used a sample of 80 companies: 40 that disclosure the Integrated Reporting, and 40 similar in size, acting department and country, but that do not disclosure such document. The studied period involved three years before the adoption (2008, 2009 and 2010), and three years after it (2012, 2013 and 2014). To obtain data, we used the Thomson ONE Analytics® database. The test was based on the fixed effects model with temporal dummies, the most adequate one according to data proposal and disposition. In accordance with the test results, we identified that the Integrated Reporting has a statistically significant impact on the consensual accuracy of the market analyst, but in a negative way. Although this certifies previous studies results concerning non-financial information - that is, the Market analyst is not interested in such information - when observing the temporal dummies, the results showed an enhancement in this analyst´s learning. Through the increase in his accuracy after disclosure. When demonstrating statistical significance after the adoption, the temporal dummies revealed that in the general sample there has been an improvement in the market analyst predictability, although higher than in companies that do not disclosure the document. Thus, the results contribute to attesting the relevance of the disclosure of the Integrated Reporting. Furthermore, demonstrates that, despite previous studies showing that in isolation, nonfinancial information may not be relevant to the market analyst. This happens because using integrated thinking through the disclosure of the Integrated Reporting has demonstrated relevance in the learning curve, by improving the consensus of the market analyst over time.
 
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Data de Publicação
2017-10-05
 
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