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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2013.tde-14012014-101205
Documento
Autor
Nombre completo
Isabela Alves de Morais Penteado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2013
Director
Tribunal
Aquino, André Carlos Busanelli de (Presidente)
Cintra, Yara Consuelo
Oliveira, Marcelle Colares
Título en portugués
Gerenciamento de impressão em relatórios de sustentabilidade no Brasil: Uma análise do uso de gráficos
Palabras clave en portugués
Divulgações Socioambientais
Gerenciamento de Impressão
Gráficos
Relatórios de Sustentabilidade
Teoria da Legitimidade.
Resumen en portugués
O crescente número de empresas brasileiras que preparam e divulgam voluntariamente relatórios de sustentabilidade, bem como as motivações propostas pela Teoria da Legitimidade para a adoção dessa prática, causam questionamentos a respeito da idoneidade da informação oferecida. Dessa maneira, o presente trabalho investigou se os gráficos apresentados nos relatórios de sustentabilidade publicados por cinquenta empresas brasileiras de capital aberto foram utilizados como ferramentas para o gerenciamento de impressões, sendo manipulados de forma a melhorar a apresentação do desempenho obtido por essas organizações e auxiliar em seus processos de legitimação. A amostra final compreendeu 3.422 informações gráficas e as análises realizadas abrangeram duas formas de gerenciamento de impressões por meio do uso de gráficos abordadas na literatura: a seletividade e a distorção de medidas. Os resultados encontrados, embora explicativos, não forneceram evidências seguras de que os gráficos identificados foram empregados como ferramentas para o gerenciamento de impressão. Apesar da predominância da utilização de gráficos para a representação de notícias positivas e das distorções de medidas físicas identificadas, as evidências conduzem com maior segurança para a interpretação de que tais resultados decorrem de um despreparo e/ou desatenção dos responsáveis pela elaboração dos relatórios de sustentabilidade.
Título en inglés
Impression management in sustainability reports in Brazil: An analysis of the use of graphics.
Palabras clave en inglés
Graphs
Impression Management
Legitimacy Theory.
Social and Environmental Disclosures
Sustainability Reports
Resumen en inglés
The growing number of Brazilian companies that voluntarily prepare and disclose sustainability reports, and the reasons proposed by the Legitimacy Theory for the adoption of this practice, lead to questions about the trustworthiness of the information offered. Thus, the present study investigated whether the graphs in sustainability reports published by fifty publicly traded Brazilian companies were used as tools for managing impressions, being manipulated in order to improve the presentation of the performance achieved by these organizations and assist in process of legitimation. The final sample consisted of 3,422 raphical information and the analyzes encompassed two forms of impression management through the use of graphs addressed in the literature: selectivity and measures distortion. The results, although explanatory, did not provide good evidence that the identified graphs were used as tools for managing print. Despite the prevalence of the use of graphs to represent positive news and distortions of physical measurement distortions identified, the evidence leads to more safely to the interpretation that such results derive from of a lack of both preparation and/or attention of those responsible for the preparation of sustainability reports.
 
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Fecha de Publicación
2014-01-24
 
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