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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2012.tde-14012013-170130
Documento
Autor
Nome completo
José Affonso dos Reis Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Maisa de Souza (Presidente)
Bellen, Hans Michael van
Jabbour, Charbel José Chiappetta
Título em português
Análise da potencialidade do mercado de projetos de crédito de carbono no Brasil
Palavras-chave em português
Créditos de carbono
Eficiência energética
GRI
ICO2
ISE
Resumo em português
Esta pesquisa faz uma avaliação de indicadores ambientais relacionados à geração de créditos de carbono contidos nos relatórios de sustentabilidade de 59 empresas brasileiras listadas no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e no ICO2 (Índice de Carbono Eficiente), entre maio e setembro de 2011. O objetivo central deste trabalho é identificar e avaliar informações contidas nos relatórios de sustentabilidade pertinentes à potencialidade de realização de projetos de créditos de carbono por meio de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e avaliar a percepção de especialistas sobre o mercado. A metodologia pode ser classificada como pesquisa aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva; em relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Abordou-se o problema sob o aspecto qualitativo por meio de análise de conteúdo. Foi realizada, por meio de entrevista, uma pesquisa qualitativa nas empresas certificadoras de projetos de créditos de carbono, a qual demonstrou outros benefícios proporcionados pelos investimentos socioambientais, como economia de custos, marketing empresarial, certificações, dentre outros. Estima-se que os projetos analisados tenham capacidade de obter receitas de 201,7 milhões de Euros (aproximadamente 450 milhões de reais na época) com a comercialização de créditos de carbono. Apesar deste mercado potencial, aparentemente, as empresas não estão se dedicando ao desenvolvimento de projetos de crédito carbono, muitas vezes limitando suas ações à eficiência energética, reestruturação de habitats degradados e redução de emissão de CO2. Fatos que se associam à produtividade da empresa, enquanto a geração de crédito carbono representa um ganho indireto e de longo prazo.
Título em inglês
Analysis of the market potential of carbon credit projects in Brazil
Palavras-chave em inglês
Carbon Credits
Energetic efficiency
GRI
ICO2
ISE
Resumo em inglês
This research is an assessment of environmental indicators associated with the generation of credit carbon contained in the sustainability reports of 59 Brazilian companies listed on the ISE (Corporate Sustainability Index) and ICO2 Index (Carbon Capture), classified in the period from May to September 2011. The main objective of the study is to identify in sustainability reports published relevant information for assessing the potential for projects of carbon credits through the Clean Development Mechanism (CDM). The research methodology in relation to type it is an applied research, the aims are exploratory and descriptive. As technical procedures, we used literature and documentary. In addressing the issue joined to the qualitative method for analyzing the content, and the quantitative method, by using descriptive statistics. The information contained in the indicators of environmental performance reports. A qualitative research was conducted in companies that certify carbon credit projects, which showed other interests and other opportunities for environmental investments. It is estimated that the projects analyzed have earning capacity of 201.7 million euros (about 450 million dollars at the time) from the sale of carbon credits. The projects analyzed demonstrated the ability to foster a carbon market with revenues from the sale of carbon credits of around R$ 450 million. Despite this potential market, apparently companies are not engaged in the development of carbon credit projects, limiting their actions to energy efficiency, restructuring of degraded habitats and reduction of CO2 emissions. Fact that we associate with an immediate connection with the company's productivity, while generating carbon credit represents an indirect gain and long term.
 
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Data de Publicação
2013-01-22
 
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