• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2013.tde-31102013-160955
Documento
Autor
Nome completo
Julio Kyosen Nakatani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2013
Orientador
Banca examinadora
Neves, Marcos Fava (Presidente)
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de
Spers, Valeria Rueda Elias
Título em português
Proposta de um método para planejamento e gestão da cadeia de suprimentos de empresas compradoras de frutas no Brasil
Palavras-chave em português
Estudo de caso
Fruticultura
Gestão do Fornecimento
Planejamento
Sequências
Resumo em português
No cenário mundial, o Brasil ocupa a terceira posição de maior produtor de frutas no mundo. E para a economia nacional, a importância desse setor de frutas fica evidenciada, pois o mercado de frutas corresponde a aproximadamente 10% do PIB agropecuário, sendo que as frutas frescas movimentaram mais de 270 milhões de dólares em 2009 e o mercado de sucos e néctares mais de 1,8 bilhão de dólares. No entanto, as empresas compradoras de frutas estão sofrendo pelo efeito da flutuação da demanda na produção, ineficiência coletiva, falta de compreensão da dinâmica do processo de fornecimento e redução na rentabilidade de todos os membros da cadeia de frutas. O gerenciamento de suprimentos tem sido apontado como uma das formas de diminuir esta instabilidade e melhorar os resultados de todos os envolvidos na entrega do produto. No entanto, as evidências empíricas não estão relacionadas ao setor de frutas. Na tentativa de contribuir com a solução deste problema, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar a cadeia de suprimentos de frutas, analisar o planejamento e gestão da cadeia de suprimento de uma empresa compradora de fruta e identificar contribuições e melhorias as teorias, métodos e modelos relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos para propor um método para o planejamento e gestão da cadeia de suprimentos de empresas compradoras de frutas. Foram utilizadas entrevistas em profundidade para caracterização da cadeia de manga e o estudo de caso único de uma empresa compradora de manga com especialistas do setor para avaliar a aplicabilidade, funcionalidade e utilidade do ponto de vista gerencial do método proposto. A análise dos dados se deu por meio da triangulação do referencial teórico com os métodos e modelos de gerenciamento da cadeia de suprimentos e com a descrição do caso. Os resultados do estudo indicaram que a cadeia de suprimentos de frutas pode ser caracterizada como receptiva à melhorias de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos; que a análise do planejamento e gestão da cadeia de suprimentos de frutas no Brasil se mostrou eficiente para avaliar os seus fornecedores em quatro regiões produtoras distintas; que existe congruência e sinergias entre a teoria, métodos e modelos do gerenciamento da cadeia de suprimentos; e permitiram a elaboração de um método de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos de empresas compradoras de frutas. Com a proposição desse método, espera-se contribuir com uma sequência de passos que auxilie nas atividades de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos por gestores e especialistas de uma empresa compradora de fruta.
Título em inglês
Proposal of a supply chain planning and management method for a Brazilian fruits buyer company
Palavras-chave em inglês
Case Study
Fruits
Methods
Planning
Supply Management
Resumo em inglês
On the world stage, Brazil is the third largest world fruit producer. As for the Brazilian economy, the importance of the fruit sector is evidenced because the fruit market accounts for approximately 10% of agricultural GDP, while fresh fruits accounted for more than 270 million dollars in 2009 and the market for juices and nectars for more than 1.8 billion dollars. However, purchasing fruit companies are suffering from the effects of fluctuations in production and demand, collective inefficiency, lack of understanding of the dynamics of supply and reduction in profitability for all members of the fruit production chain. The supply chain management has been touted as one of the ways to reduce this volatility and improve outcomes for all involved with the fruit supply. However, empirical evidence does not relate to the fruit industry. To solve this problem, the present research aimed to characterize the supply chain of fruits, to analyze the planning and management of the supply chain of a company buying fruit and identify contributions and improvements to the theories, methods and models related to supply chain management supply to propose a method for planning and managing the supply chain of buying fruit companies. It was conducted a case study from a single purchasing fruit company and in-depth interviews with industry experts to assess the applicability, functionality and usefulness from the managerial point of view of the proposed method. In-depth interviews were used to characterize the chain sleeve and a single case study of a purchasing company sleeve with industry experts to evaluate the applicability, functionality and usefulness of the managerial point of view of the proposed method. Data analysis was done through the triangulation of the theoretical with the methods and models of supply chain management and the description of the case. The results of the study indicated that the supply chain of fruits can be characterized as receptive to improvements in planning and managing the supply chain, the analysis of the planning and management of the supply chain of fruit in Brazil is efficient to evaluate their suppliers into four distinct regions, that there is consistency and synergy between theory, models and methods of supply chain management, and allowed the elaboration of a method for planning and managing the supply chain of companies purchasing fruit. With the proposition of this method is expected to contribute with a sequence of steps to assist in planning and management of supply chain managers and specialists from a buyer fruit company.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-11-21
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.