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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2014.tde-30012015-142038
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Ribeiro Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Alves, Thiago
Nunes, Simone Costa
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Shinyashiki, Gilberto Tadeu
Título em português
A formação de professores para o ensino de Administração baseado em competências: possibilidades e desafios
Palavras-chave em português
Ensino baseado em competências
Formação de professores universitários
Programas de pós-graduação stricto sensu em Administração
Resumo em português
O ensino superior brasileiro vem passando por um processo de expansão nas últimas décadas, com destaque para os cursos superiores na área de Administração que possuem mais de um milhão de alunos matriculados. No entanto, esta expansão quantitativa não reflete uma expansão qualitativa. Há divergências entre o perfil do egresso destes cursos e as exigências impostas pelo mercado de trabalho. Neste contexto, o modelo de ensino baseado em competências surge como uma tentativa de dirimir este conflito, sendo a opção pedagógica adotada no Espaço Europeu de Educaçao Superior, que inclui a Espanha. Este modelo de ensino altera as práticas docentes exigindo uma formação pedagógica mais adequada do professorado universitário. As universidades espanholas, por meio de seus Institutos de Ciências da Educação, passaram a oferecer programas de formação pedagógica inicial e continuada a seus professores. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a preparação para o exercício do magistério superior deve ocorrer prioritariamente nos programas de mestrado e doutorado. Todavia, os programas de pósgraduação stricto sensu privilegiam a formação do pesquisador em detrimento da formação do professor. Desta forma, este trabalho descreve as possibilidades e os desafios da formação para a docência universitária em programas de mestrado e doutorado em Administração no Brasil considerando o modelo de ensino baseado em competências.
Título em inglês
The teacher training for Business Administration competency-based learning: possibilities and challenges
Palavras-chave em inglês
Competency-based education
Stricto Sensu Postgraduate in Business Administration
Teacher training in higher education
Resumo em inglês
Brazilian higher education has been undergoing an expansion process in the last decade, where undergraduate courses in Business Administration are standing out with more than a million students enrolled in them. However, this quantitative expansion does not reflect a qualitative expansion. The profile of the alumni from the before mentioned courses diverge from the profile demanded by the labor market. In this context, the competency-based education model emerges as an attempt to resolve this conflict and has been the pedagogical option adopted by the European Higher Education Area, which comprises Spain. This teaching model changes teaching practices and requires that university professors be properly trained for it. Spanish universities have been providing initial and continuing pedagogical training for their professors. The Brazilian Education Law establishes that the preparation for the university teaching practice has to occur primarily in master's and doctoral programs. However, postgraduate programs privilege the researcher formation at the expense of teacher training. This thesis describes the possibilities and challenges of university teaching training in master's and doctoral programs in Business Administration in Brazil with emphasis on competency-based education model.
 
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Data de Publicação
2015-03-06
 
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