• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2008.tde-29042008-170726
Documento
Autor
Nome completo
Daielly Melina Nassif Mantovani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2008
Orientador
Banca examinadora
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Reinhard, Nicolau
Título em português
Método para implementação e acompanhamento de atividades a distância em disciplinas de Estatística: um estudo de caso
Palavras-chave em português
E-learning
Ensino-aprendizagem de estatística
Estatística aplicada à administração
Resumo em português
O objetivo desta dissertação foi desenvolver um método para implementação e acompanhamento de atividades a distância em disciplinas de Estatística, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. O método inclui alguns recursos comumente encontrados em ambientes virtuais, como materiais de leitura, fórum, chat, correio eletrônico, FAQ, links, espaço compartilhado de trabalho e quadro de notas. O método foi aplicado a uma disciplina semipresencial do curso de graduação em Administração da FEA-RP/USP. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa e descritiva, com delineamento por estudo de caso único, cuja coleta de dados ocorreu por meio de observação participante (nos processos de tutoria), entrevistas do tipo focus group, relatórios de acessos dos alunos ao ambiente e um survey sobre o perfil da turma. O gerenciamento do curso ocorreu conjuntamente com o processo de tutoria da disciplina, o que permitiu acompanhar os acessos dos alunos a cada recurso do ambiente e o seu desempenho nas atividades propostas. Observou-se que alguns recursos não foram utilizados da forma planejada pelo método. A análise de regressão revelou que, durante a primeira fase da disciplina, as discussões no fórum e o desempenho nos trabalhos práticos influenciaram positivamente o desempenho do aluno na prova. Na segunda fase, apenas o trabalho prático e o fórum influenciaram na nota da prova. A análise de cluster identificou quatro grupos de alunos com desempenho: excelente, bom, mediano e insatisfatório. Os resultados indicam que outras variáveis, além das atividades a distância, determinam o desempenho do aluno na disciplina.
Título em inglês
Method for distance activities introduction and attendance in statistics subjects: a case-study
Palavras-chave em inglês
E-learning
Statistics applied to the administration
Statistics learning-teaching
Resumo em inglês
The objective of this dissertation was to develop a method for distance activities introduction and attendance in Statistics subjects through learning virtual environments. The method includes some resources commonly found in virtual environments, such as reading materials, forum, chat, electronic mail, FAQ, links, shared work space, and table of notes. The method was applied to a subject semi-presence of the Administration graduation course of FEARP/ USP. This work is a qualitative and descriptive research, with an outline by a single casestudy, of which data collection occurred through present observation (in the tutorial processes), interviews like focus group, reports of students accesses to the environment and a survey about the group profile. The management of the course occurred together with the subject tutorial process, which allowed attending the students' accesses to each environment resource and their development in the proposed activities. It was observed that some resources were not used in the planned way by the method. The regression analysis revealed that, during the first stage of the subject, the discussions in the forum and the development in the practical works influenced positively the student's development in the test. In the second stage just the practical work and the forum influenced in the test's grade. The cluster analysis identified four groups of students with excellent, good, medium, and unsatisfactory developments. The results indicate that other variables, besides the distance activities, determine the student's development in the subject.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-05-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.