• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-29042008-104506
Documento
Autor
Nombre completo
Roberta Aparecida Neves Granito
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2008
Director
Tribunal
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Figueiredo, Reginaldo Santana
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Título en portugués
Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino
Palabras clave en portugués
Educação a distância
Estilos de aprendizagem
Qualidade em educação
Resumen en portugués
O presente estudo contempla o tema da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino. O objetivo geral foi analisar o relacionamento entre o estilo de aprendizagem e a preferência dos recursos utilizados em ambientes virtuais. Ademais, este estudo visa a contribuir com os procedimentos de acompanhamento, adaptações e melhorias dos ambientes virtuais estudados, o Moodle e o LaVie (Laboratório Virtual de Estatística). O trabalho possuiu caráter exploratório e descritivo. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de estudo de caso, visando a análise da qualidade do ambiente virtual de ensino, foco deste trabalho. A pesquisa descritiva consistiu em correlacionar o estilo de aprendizagem e uma avaliação de alunos a respeito de atividades de e-learning empregadas na disciplina de Estatística Aplicada à Administração III do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Os resultados das análises indicaram a existência de relação positiva entre o estilo de aprendizagem e a preferência por alguns recursos de aprendizagem virtual, o que permitiu o desenvolvimento de um protocolo com estratégias e atividades de e-learning para favorecer e estimular os diferentes estilos de aprendizagem. A construção do protocolo de qualidade relacionado aos estilos de aprendizagem constituiu uma ferramenta de auxílio no planejamento e elaboração de programas de educação a distância.
Título en inglés
Distance learning and learning styles: development of a quality protocol for virtual learning environments
Palabras clave en inglés
Distance learning
Education quality
Learning style
Resumen en inglés
The present study focuses on learning in virtual enviroments. The general objective was to make a correlation between learning style and the preference for some distance learning resources. Moreover, this study aims to contribute with following, adaptation and improvement procedures in the virtual enviroments that were part of this study, the Moodle and the LaViE (Laboratory of Statistics Applied to Administration). A qualitative exploratory case study was conducted for the quality analysis of learning virtual enviroments and a descritive study was conducted to asses the correlation between learning style and students evaluation of e-learning activities in University of Sao Paulo (School of Economics, Business and Accounting of Ribeirão Preto). The results showed a positive relationship between learning style and the preference for some e-learning resources, which permited a development of a protocol for distance learning programs, based on e-learning strategies and activities compatible with each learning style.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-05-08
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • GRANITO, R. A., e MIURA, I. K. Modelo de Sistemas Viáveis (VSM) aplicado no planejamento de ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo de caso do Lavie. In 3º Congresso Brasileiro de Sistemas, Florianópolis, 2007. 3º Congresso Brasileiro de Sistemas., 2007.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.