• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-27012012-134205
Document
Auteur
Nom complet
Filipe Gonçalves Mesquita
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2011
Directeur
Jury
Viana, Adriana Backx Noronha (Président)
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Titre en portugais
Protocolo para avaliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem em instituições de ensino superior
Mots-clés en portugais
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Avaliação de cursos
Metodologia multicritério de apoio à decisão
Resumé en portugais
A educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino procurem melhorar suas práticas educacionais, com o objetivo de aumentar a qualidade de seus cursos. Neste trabalho foi desenvolvido um protocolo para avaliação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Instituições de Ensino Superior, com base em uma pesquisa sobre a utilização de ferramentas e recursos de AVA. Para tratamento dos dados do diagnóstico de utilização, são propostas duas metodologias multicritério de apoio à decisão, AHP para obtenção dos pesos dos critérios e Promethee para classificação dos cursos em grupos. Fez-se também uma comparação da aplicação deste protocolo em dois cenários distintos (cenário 1, com o mesmo valor de peso para todos os critérios e o cenário 2, com valores de pesos atribuídos segundo uma das possibilidades encontradas na literatura), de modo a propor alternativas que contribuam para aprimorar as práticas educacionais.
Titre en anglais
Protocol for evaluating the use of Virtual Learning Environments in Higher Education Institutions.
Mots-clés en anglais
Assessment of courses
Methodology multicriteria decision support
Virtual Learning Environment
Resumé en anglais
Higher education in Brazil requires that educational institutions seeking to improve their educational practices, in order to increase the quality of their courses. In this work we developed a protocol for evaluating the use of Virtual Learning Environments in Higher Education Institutions. For treatment of data from diagnostic use of two methodologies are proposed multicriteria decision support; AHP to obtain the weights of the criteria for classification of PROMETHEE and courses in groups. There was also a comparison of the implementation of this protocol in two different scenarios (scenario 1, with the same weight for all criteria and scenario 2, with values of weights assigned according to the possibilities found in the literature), in order to propose alternatives that contribute to improve educational practices.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-02-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.