• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2019.tde-25102019-093233
Document
Auteur
Nom complet
Rose Augusta Coelho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Calia, Rogerio Ceravolo (Président)
Ferragi, Cesar Alves
Caldana, Adriana Cristina Ferreira
Defina, Denise Alessandra
Titre en portugais
Desenvolvimento de liderança para a sustentabilidade corporativa: um estudo de caso a partir de abordagens da Teoria U em uma faculdade signatária PRME
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento de liderança
PRME
Sustentabilidade
Teoria U
Resumé en portugais
Lideranças sustentáveis desempenham um papel central para garantir o desenvolvimento sustentável global, mais inclusivo e estável. Nesse sentido, as iniciativas propostas pelo PRME objetivam desenvolver educação executiva responsável nas escolas de negócios, preparando os alunos para atuarem como líderes responsáveis. Assim este estudo tem como objetivo verificar de que maneira a Teoria U aplicada em uma disciplina de graduação desenvolve a liderança, em um contexto de ações visando à sustentabilidade. Para tanto este estuda utiliza uma abordagem qualitativa, descritiva realizada a partir de um estudo de caso único em uma disciplina da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto, uma das escolas de negócio brasileiras signatária do PRME. Utilizou-se para a coleta dos dados, os materiais desenvolvidos na disciplina, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, a fim de identificar a percepção dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo identificou que a abordagem proposta na disciplina e as ferramentas utilizadas da Teoria U fomentaram o desenvolvimento de lideranças responsáveis
Titre en anglais
Leadership development for corporate sustainability: a sustainable case study through Theory U insights in a PRME signatary faculty
Mots-clés en anglais
Leadership development
PRME
Sustainability
Theory U
Resumé en anglais
Sustainable leadership plays a central role in ensuring inclusive, stable global sustainable development. In this sense, the initiatives proposed by the PRME aim to develop responsible executive education in business schools, preparing students to act as responsible leaders. Thus, this study aims to verify how Theory U applied in an undergraduate course develops leadership, in a context of actions aimed at sustainability. In order to do so, this study uses a qualitative and descriptive approach based on a single case study in a discipline of the Faculty of Economics, Management and Accounting Sciences of Ribeirão Preto, one of the Brazilian business schools that is a signatory of PRME. Data collection, materials developed in the discipline, structured and semi-structured interviews were used to identify students' perceptions about the teaching-learning process. This study identified that the approach proposed in the discipline and the tools used in Theory U fostered the development of responsible leadership
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
RoseACoelho_Corrigida.pdf (1,015.25 Kbytes)
Date de Publication
2019-12-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.