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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2006.tde-25042007-154032
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Antonio Titton
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2006
Directeur
Jury
Miura, Irene Kazumi (Président)
Duarte, Roberto Gonzalez
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Titre en portugais
Jogos de empresas: decisões de carteiras em um jogo de bancos
Mots-clés en portugais
Administração de Empresas
Jogos de Empresas
Mercados Financeiros
Treinamento
Resumé en portugais
No ensino de Administração de Empresas, o uso de Jogos de Empresas é uma prática relevante dado que existe a necessidade de um laboratório onde os alunos possam realizar experimentos com base na teoria ensinada, em um ambiente controlado, e com grande aderência com a realidade. Os Jogos de Empresas aplicados a cada área da administração, têm a vantagem de serem direcionados para as disciplinas, e dentre estas o Jogo de Bancos é um caso específico de Finanças e tem relevância para a área de Administração Financeira. Os Jogos de Empresas vêm se desenvolvendo dentro do contexto de Educação à Distância pela sua grande dependência tecnológica, muito embora sejam aplicados constantemente na forma presencial. O estudo levanta a seguinte hipótese: se for dada a oportunidade para que os alunos escolham as carteiras em que desejam atuar durante os exercícios, após uma fase inicial de ambientação, isso pode significar uma vantagem sobre a metodologia linear seqüencial adotada. Normalmente, as rodadas no Jogo de Bancos são aplicadas seqüencialmente cobrindo todos os tópicos, que por vezes são repetitivos. O objetivo do trabalho é testar sob forma controlada, em uma turma de graduação, como se desenvolve a aplicação das duas formas ("linear seqüencial" e "com maior complexidade") de aplicação do Jogo de Bancos, e compara os resultados apresentando um conjunto de observações que sugere uma abordagem não linear nos modelos de Jogos de Empresas.
Titre en anglais
"Business games: Decisions of portfolio in a banking game"
Mots-clés en anglais
Banking
Business game
Financial markets
Resumé en anglais
In the education of Business administration, the use of Business Games is one excellent use since that there is the necessity of a laboratory where the pupils can carry through experiments on the basis of the taught theory, in a controlled environment, and with great tack with the reality. The Business Games applied to each area of the administration, have the advantage to be directed for the discipline, and amongst these the Banking Game is a specific case in Finance and has relevance for the area of Financial Administration. The Business Games are developing inside of the context of Distance Education for its great technological dependence, although is applied constantly in the actual form. The study raises the following hypothesis: if you give the pupils the chance that the pupils choose portfolios where they desire to act during the exercises, after an initial phase of adaptation, this can mean an advantage on the adopted sequential linear methodology. Normally, the rounds in the Banking Game are applied sequentially covering all the topics, that sometimes are repetitive. The objective of the work is to test under controlled way, in a graduation class, the two forms ("linear sequential" and "with bigger complexity") of the Banking Game, and compare the results presenting a set of comments that a not linear boarding in the models of Business Games suggests.
 
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LuizAntonioTitton.pdf (485.44 Kbytes)
Date de Publication
2007-05-23
 
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