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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2019.tde-24102019-121004
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Floriani Petry
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Caldana, Adriana Cristina Ferreira (Président)
Cezarino, Luciana Oranges
Sambiase, Marta Fabiano
Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dos
Titre en portugais
Competências socioemocionais na formação dos profissionais de tecnologia de informação
Mots-clés en portugais
Competências
Competências socioemocionais
Formação profissional
Formação socioemocional
Mercado de trabalho
Tecnologia da informação
Resumé en portugais
A organização e o indivíduo tornaram-se mutuamente dependentes. As organizações direcionam seus investimentos e esforços para o desenvolvimento humano que representa fonte de vantagem competitiva para as empresas. Este desenvolvimento humano passa pela construção de competências essenciais, que atendam às transformações ocorridas na sociedade, em especial nos setores ligados à tecnologia. O setor de tecnologia de informação aparece hoje como um dos mais dinâmicos e inovadores, ganhando cada vez mais espaço e importância no contexto econômico global. Por se inserir em um ambiente em transformação ele precisa se reinventar constantemente demandando assim, profissionais com competências para atuar na fronteira das novas tecnologias e inovações. Esta velocidade com que o setor se transforma tem que ser acompanhada pelas novas configurações de competências humanas que chegam às empresas de TI, solicitando novas competências profissionais. As competências socioemocionais são destacadas hoje como fundamentais neste e em outros setores. Tais competências podem ser definidas como um conjunto de habilidades que permitem ao indivíduo lidar com as suas emoções, se relacionar com os outros e gerenciar seus objetivos de vida. Estas características são de grande valor no universo corporativo, porém profissionais com esta formação são escassos no mercado de trabalho. Neste contexto, tornam-se cada vez mais constantes as discussões acerca da busca por profissionais competentes socioemocionalmente, em especial em setores de alta intensidade tecnológica, onde há uma natural valorização das competências técnicas. O objetivo deste trabalho é discutir a importância das competências socioemocionais para os profissionais de tecnologia de informação e investigar quais competências são mais relevantes a estes profissionais de TI. Neste sentido, a pesquisa se propõe, por meio de um estudo qualitativo, a analisar os conteúdos de entrevistas em profundidade com gestores de empresas de TI no Brasil, conforme detalhamento no método desta pesquisa. Os respondentes são profissionais de TI oriundos de empresas de tecnologia de grande porte e startups. Do total de 10 entrevistados, 8 são de grandes empresas e 2 de pequenas empresas de TI. Distribuem-se em profissionais alocados em áreas que variam de Gestão de Pessoas a Gestão Sênior de TI e Operações bem como os dois CEO das startups. Os resultados revelam que as empresas de TI expuseram em sua totalidade o hiato existente entre a qualificação do profissional e o perfil e competências necessárias no mercado de trabalho. Como síntese construiu-se um quadro sobre a formação socioemocional dos profissionais de TI, destacando uma sugestão das principais competências necessárias a esse profissional, incluindo Visão Empreendedora, Capacidade Criativa, Visão Holística, Foco na Colaboração, Ética e Responsabilidade social
Titre en anglais
Socioemotional competencies in professional qualification for IT workers
Mots-clés en anglais
Competencies
Information technology
Job market
Professional qualification
Socioemotional skills
Socioemotional training
Resumé en anglais
The organization and the individual have become mutually dependent. Organizations direct their investments and human development efforts that represent a source of competitive advantage. This human development consists in the construction of essential competences, which attend to changes that have taken place in society, especially in technology-related sectors. The information technology sector today appears as one of the most dynamic and innovative ones, gaining more space and importance in the global economic context. The changing environment requires it to reinvent itself constantly, thus demanding professionals with skills to act on the frontier of new technologies and innovations. This speed with the sector is transformed has to be accompanied by new configurations of human skills that reach IT companies, requesting new professional skills. Socioemotional skills are highlighted today as fundamental in this and other sectors. Such skills can be defined as a set of skills that allow the individual to deal with their emotions, relate to others and manage their life goals. These characteristics are of great value in the corporate universe, but professionals with this training are scarce in the labor market. In this context, discussions about the search for socially competent professionals are becoming more constant, especially in high-tech sectors, where there is a natural appreciation for technical skills. The purpose of this dissertation is to discuss the importance of socio-emotional competencies for information technology professionals and to investigate which competences are most relevant. In this sense, the research proposes, through a qualitative study, to analyze the content of in-depth interviews with managers of IT companies in Brazil, as detailed in the method of this research. Respondents are IT professionals from big and start up IT companies. In total, were 10 interviews, 8 from bigger IT companies and 2 from smaller IT companies. The professionals were from several areas, as Human Resources, Senior Management, Operations Manager and two CEOs. The results show that IT companies have exposed the total gap between the qualification of professionals and the profile and skills required in the job market. As a synthesis, a framework was created on the social-emotional formation of IT professionals, highlighting a suggestion of main skills required for this professional, including Entrepreneurial Vision, Creative Capacity, Holistic Vision, Focus on Collaboration, Ethics and Social Responsibility
 
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Date de Publication
2019-12-09
 
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