• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-24012012-095652
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Renata Moreira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Matias, Alberto Borges (Presidente)
Costa, André Lucirton
Martelanc, Roy
Título em português
Criação de valor em instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil
Palavras-chave em português
Criação de Valor
Instituições Privadas de Ensino Superior
Valor
Resumo em português
Nos últimos anos o setor privado foi obtendo presença majoritária no ensino superior brasileiro, chegando a atender 74% dos alunos matriculados, no ano de 2009. O segmento experimentou um período de forte expansão, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (entre 1997 e 2002), e com o lançamento, pelo Governo Federal, de medidas que incentivaram o investimento privado no setor de ensino superior. Esse crescimento vivido pelo segmento está se esgotando e a competitividade no setor está aumentando. Nessa realidade competitiva em que as empresas estão imersas, os gestores devem buscar continuamente tornar suas empresas capazes de, no curto prazo, produzir resultados financeiros para garantir sua sobrevivência e que sejam compensadores a ponto de atrair o interesse e o capital de investidores; e ainda, no longo prazo, garantir a capacidade de renovação e adaptação do negócio às novas exigências do mercado. Neste contexto, a gestão baseada no valor surge como um instrumento gerencial para garantir a criação de valor para os acionistas e stakeholders. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a criação de valor econômico no segmento de instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil. Para medir se há criação/destruição de valor foi usado o modelo de GTV Geração Total de Valor, desenvolvido pelo Prof. Dr. Alberto Borges Matias (2007), que separa a geração de valor no capital de giro (curto prazo) e no longo prazo. O estudo desenvolvido conclui que as instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil geram valor no curto prazo, mas destroem no longo prazo.
Título em inglês
Value creation in private institutions of college education companies in Brazil that are publicly-traded
Palavras-chave em inglês
Private College Education Companies
Value
Value Creation
Resumo em inglês
In recent years, the private sector gained a dominant share of Brazilian college education market, encompassing 74% of students enrolled in the year 2009. The industry experienced a period of strong expansion, after the promulgation of the Law of Directives and Basis of Education - LDB - (between 1997 and 2002) and with the launch by the Federal Government of measures that encouraged private investment in college education. The growth experienced by this industry is reaching its limit and competition is increasing. In this competitive reality in which companies are immersed, managers must continually seek to make their companies, in the short term, produce financial results to ensure their survival and be worth enough to attract the interest and capital of investors. As well, in the long term, managers must ensure the capacity for renewal and adaptation of the business to new market demands. In this context, value-based management emerged as a management tool to ensure value creation for shareholders and stakeholders. The main aim of this study is to identify and analyze the creation of economic value by private college education companies that are publicly-traded in Brazil. To measure whether there is creation / destruction of value, it was used the GTV model - Total Value Generation, developed by Prof. Dr. Alberto Borges Matias (2007), which separates the generation of value in two components: working capital (short term) and long term. The study conclude that the private college education companies that are publicly-traded in Brazil create value in the short term, but they destroy in the long term.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-02-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.