• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-24012012-095652
Documento
Autor
Nombre completo
Flavia Renata Moreira da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2011
Director
Tribunal
Matias, Alberto Borges (Presidente)
Costa, André Lucirton
Martelanc, Roy
Título en portugués
Criação de valor em instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil
Palabras clave en portugués
Criação de Valor
Instituições Privadas de Ensino Superior
Valor
Resumen en portugués
Nos últimos anos o setor privado foi obtendo presença majoritária no ensino superior brasileiro, chegando a atender 74% dos alunos matriculados, no ano de 2009. O segmento experimentou um período de forte expansão, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (entre 1997 e 2002), e com o lançamento, pelo Governo Federal, de medidas que incentivaram o investimento privado no setor de ensino superior. Esse crescimento vivido pelo segmento está se esgotando e a competitividade no setor está aumentando. Nessa realidade competitiva em que as empresas estão imersas, os gestores devem buscar continuamente tornar suas empresas capazes de, no curto prazo, produzir resultados financeiros para garantir sua sobrevivência e que sejam compensadores a ponto de atrair o interesse e o capital de investidores; e ainda, no longo prazo, garantir a capacidade de renovação e adaptação do negócio às novas exigências do mercado. Neste contexto, a gestão baseada no valor surge como um instrumento gerencial para garantir a criação de valor para os acionistas e stakeholders. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a criação de valor econômico no segmento de instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil. Para medir se há criação/destruição de valor foi usado o modelo de GTV Geração Total de Valor, desenvolvido pelo Prof. Dr. Alberto Borges Matias (2007), que separa a geração de valor no capital de giro (curto prazo) e no longo prazo. O estudo desenvolvido conclui que as instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil geram valor no curto prazo, mas destroem no longo prazo.
Título en inglés
Value creation in private institutions of college education companies in Brazil that are publicly-traded
Palabras clave en inglés
Private College Education Companies
Value
Value Creation
Resumen en inglés
In recent years, the private sector gained a dominant share of Brazilian college education market, encompassing 74% of students enrolled in the year 2009. The industry experienced a period of strong expansion, after the promulgation of the Law of Directives and Basis of Education - LDB - (between 1997 and 2002) and with the launch by the Federal Government of measures that encouraged private investment in college education. The growth experienced by this industry is reaching its limit and competition is increasing. In this competitive reality in which companies are immersed, managers must continually seek to make their companies, in the short term, produce financial results to ensure their survival and be worth enough to attract the interest and capital of investors. As well, in the long term, managers must ensure the capacity for renewal and adaptation of the business to new market demands. In this context, value-based management emerged as a management tool to ensure value creation for shareholders and stakeholders. The main aim of this study is to identify and analyze the creation of economic value by private college education companies that are publicly-traded in Brazil. To measure whether there is creation / destruction of value, it was used the GTV model - Total Value Generation, developed by Prof. Dr. Alberto Borges Matias (2007), which separates the generation of value in two components: working capital (short term) and long term. The study conclude that the private college education companies that are publicly-traded in Brazil create value in the short term, but they destroy in the long term.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-02-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.