• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2006.tde-24012007-155022
Documento
Autor
Nome completo
Júlio Araújo Carneiro da Cunha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Passador, Joao Luiz (Presidente)
Alves, Mario Aquino
Toneto Junior, Rudinei
Título em português
O processo de transmissão de conhecimento em redes inter-organizacionais: a experiência do arranjo produtivo local de Birigüi (SP)
Palavras-chave em português
Capital. social
Gestão do Conhecimento
Redes inter-organizacionais
Resumo em português
Este estudo teve como objetivo analisar o processo de transmissão de conhecimentos em arranjos produtivos locais por intermédio da experiência do aglomerado inter-organizacional calçadista de Birigui (SP). Na estrutura teórico, foram abordados temas referentes à contextualização da formação de redes entre empresas, as concepções de alianças e parcerias, o capital social e a abordagem institucional. Através da formulação de um questionário que compreendeu os processos de transmissão de conhecimentos e abrangeu os elementos necessários para se impulsionar esta transferência, estabeleceu-se um roteiro de entrevista que foi utilizado em pesquisa de campo a fim de se estudar por meio de entrevistas em profundidade a experiência de Birigüi. Os principais resultados obtidos foram de que o caso de Birigüi carece de um aparato institucional capaz de respaldar um ambiente propício à transmissão de conhecimentos e que o tradicionalismo dos empresários da região atua como empecilho para geração de uma consciência de coletividade e de inovação, fatores estes fundamentais para uma transferência de conhecimentos eficiente.
Título em inglês
The knowledge transmission process in inter-organizational networks: The Birigüi's (SP) Local Productive Arrangement experience
Palavras-chave em inglês
cluster
inter-organizational networks
knowledge management
Local Productive Arrangement
social capital
Resumo em inglês
This study has the objective to analyse the knowledge trasmission process in cluster arrangements through the Birigüi?s (SP) shoes arrangement experience. In thetheoretical framework, it was accosted themes related to context of networks formation, alliances and partnerships conceptions, social capital and institutional approach. Through a questionnaire that comprehends the knowledge transmission process and that included fundamental elements to support this kind of transfer, it was set up an interview guide used in field research in order to study by deep interviews the Birigüi?s experience. The main results collected were that the Birigüi?s case lacks an institutional pomp able to support a propitious environment to knowledge transmission and that local managers? traditionalism act as a barrier to the generation of collective sense and innovation, fundamental factors to and efficient knowledge transfer.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-03-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.