• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2006.tde-24012007-151727
Document
Auteur
Nom complet
Dalton Siqueira Pitta Marques
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2006
Directeur
Jury
Merlo, Edgard Monforte (Président)
Nagano, Marcelo Seido
Silva, Andrea Lago da
Titre en portugais
Internacionalização de franquias: um mapeamento sobre a presença de redes brasileiras no exterior
Mots-clés en portugais
Franchising
Internacionalização de franquias
Negócios internacionais
Varejo.
Resumé en portugais
A internacionalização de empresas é fator fundamental para o desenvolvimento de um país. Embora este seja um processo de pequenas proporções no Brasil, ele está em fase de crescimento. Dentre as empresas que estão se expandindo internacionalmente, estão as franquias. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias, que possui, ainda, a particularidade de ser composto, predominantemente, por empresas nacionais. Este estudo teve por objetivo caracterizar o processo de internacionalização de franquias brasileiras que, por ser um fenômeno recente, é carente de pesquisas. Optou-se pela realização de um estudo quantitativo exploratório que possibilitasse identificar o perfil de franquias nacionais que atuam no exterior, os fatores organizacionais associados à internacionalização, os motivos, destinos e métodos de entrada empregados, bem como as barreiras que dificultam a expansão de outras redes. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, multivariada e não-paramétrica. Os resultados demonstraram que o total de lojas no Brasil, o tempo de atuação no sistema de franquias e a dispersão geográfica no mercado doméstico são fatores que impactam na atitude da empresa diante da internacionalização. Percebeu-se, ainda, uma postura pró- ativa das empresas que se internacionalizaram, sendo México e Portugal os destinos preferidos e máster-franquia o método mais utilizado pelas organizações. As principais barreiras à internacionalização foram falta de conhecimento sobre o mercado internacional e dificuldades de operação no exterior e de controle sobre a rede, sendo que as empresas não internacionalizadas atribuíram importância muito maior às barreiras do que as já internacionalizadas. Espera-se que as conclusões obtidas possam auxiliar no desenvolvimento das franquias que já atuam no exterior e incentivar a expansão de tantas outras.
Titre en anglais
Franchising Internationalization: mapping the presence of brazilian chains abroad
Mots-clés en anglais
franchising
franchising internationalization
international business
retailing.
Resumé en anglais
The internationalization of companies is very important to the development of a country. Although this is a process of small ratios in Brazil, it is increasing. Amongst the companies which are expanding overseas, there are the franchising ones. Brazil is one of the three biggest world-wide markets of franchising, which has the particularity of being composed, predominantly, by national companies. The objective of this study was to characterize internationalization of brazilian franchisors. As it is a recent phenomenon, it is devoid of researches. It was opted to accomplish an exploratory quantitative study, which allowed to identify the profile of national franchising companies that operate overseas, the organizational characteristics associated to internationalization, the motives, destinations and methods of entrance, as well as the barriers that inhibit the internationalization of others companies. Techniques of descriptive, multivariate and nonparametric statistics were used. The results demonstrated that number of stores, experience with franchising and geographic dispersion in the domestic market are factors that have impact on the attitude towards internationalization. It was also possible to observe a pro-active position of companies that had internationalized, being Mexico and Portugal the preferred destinations and master-franchising the most used method. The main barriers to internationalization were lack of knowledge about the international market and difficulties to operate overseas and to control the franchisees. It is also important to mention that companies that operate only in the domestic market gave much more importance to barriers than internationalized ones. It is expected the conclusions can help the development of franchising companies operating overseas and stimulate the expansion of many others.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-03-21
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • MARQUES, D. S. P., MERLO, E. M., e NAGANO, Marcelo Seido. A questão da avaliação da legitimidade de Ongs. Caderno de Pesquisas em Administração (USP), 2005, vol. 12, nº 2, p. 67-84.
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, MERLO, E. M., e LUCCHESI, C. A. M. Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. FACEF Pesquisa, 2005, vol. 8, p. 5-18.
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, MERLO, E. M., e NAGANO, Marcelo Seido. Economia de comunhão e redes de empresas: estudo de caso e análise de conteúdo. Revista da FAE, 2007, vol. 10, p. 115-130.
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, MERLO, E. M., e NAGANO, Marcelo Seido. Uma análise sobre internacionalização de franquias brasileiras. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 2009, vol. 15, p. 1.
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, BACCARO, T. A., e MERLO, E. M. Varejo de doces: atribuitos valorizados pelos consumidores de lojas especializadas e a concorrência com os hipermercados. In Encontro de Marketing da Anpad (EMA), Rio de janeiro, 2006. EMA 2006., 2006.
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, e MERLO, E. M. Barreiras à internacionalização de franquias brasileiras. In III Encontro de estudos em estratégia, São Paulo, 2007. III Encontro de estudos em estratégia., 2007.
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, e MERLO, E. M. Economia de comunhão: um modelo de organização em rede baseado na solidariedade e na ética. In CLADEA, PUERTO PLATA, 2004. XXXIX ASAMBELA ANUAL., 2004.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.