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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2007.tde-23072007-084724
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Oliveira do Prado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Passador, Joao Luiz (Presidente)
Crubellate, João Marcelo
Vasconcelos, Flavio Carvalho de
Título em português
Análise institucional: um estudo dos programas de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP
Palavras-chave em português
Pós-Graduação
Sistema de Avaliação CAPES
Teoria Institucional
Resumo em português
O desenvolvimento econômico, social e tecnológico de um país está intimamente ligado ao seu sistema de formação de recursos humanos qualificados, em particular, às políticas de pesquisa e desenvolvimento e aos sistemas de pós-graduação Stricto Sensu. Nestes a pesquisa constitui a base sustentável do desenvolvimento, especialmente na esfera de construção das contemporâneas sociedades do conhecimento. Assim, este estudo buscou analisar os programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP/RP - FMRP que, segundo os critérios adotados na avaliação do último triênio 2001-2003 (CAPES, 2005), alcançou, pelo conjunto de dezesseis programas - nota média próxima a seis - com reduzida dispersão relativa. O estudo de tal desempenho sugere ser este fruto de um consórcio de variáveis que compõem o cenário de excelência conquistado. Além da qualidade dos quadros, dos recursos materiais e financeiros adequados, da interlocução intensa e extensiva no âmbito da comunidade científica específica, um aspecto importante, e por vezes relegado, repousa sobre o fenômeno institucional e organizacional que sustenta as estruturas e os fluxos do sistema. O êxito dos programas de pós-graduação não está, todavia, relacionado somente com as variáveis quantitativas (número de docentes, produção bibliográfica, número de orientados por docente etc.), mas também pela maneira como são organizados e geridos. Neste sentido foi realizada, uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, no qual se pretendeu estudar como os padrões institucionais (normativo, regulativo e cultural-cognitivo) dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto influenciam nos conceitos obtidos na avaliação trienal CAPES. Especificamente, à luz da Teoria Institucional, foram analisados os regimentos e normas da USP, da Pós-Graduação da USP e da FMRP/USP, bem como as normas internas dos programas. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com quinze coordenadores de programas de Pós-Graduação da FMRP/USP. Verificou-se, no esforço sistemático de análise, que há significativa relação entre os conceitos obtidos nas avaliações trienais e as escolhas institucionais dos programas avaliados.
Título em inglês
Institutional Analysis: A Study of the postgraduate Strictu Sensu Programs of the Faculty of Medicine of Ribeirão Preto/USP
Palavras-chave em inglês
CAPES Evaluation System
Institutional Theory
Postgraduate
Resumo em inglês
The economical, social and technological development of a country depends directly on its qualified human resources formation system, more specifically, research and development policies and Stricto Sensu postgraduate system. The research constitutes the basis of the sustainable development on those subjects, especially in the construction of the contemporary knowledge societies. Thus, this study aimed to analyze the postgraduate programs of the Medicine School at USP/RP that, according to the criteria adopted in the last triennial 2001-2003 (CAPES, 2005), reached by a set of sixteen programs - average grade next to six marks-, with reduced relative dispersion. The study of such performance suggests this is due to the set of variables that compose the excellence scenario achieved. Ahead of the employees' quality, the adequate financial and material resources, the intensive and extensive inter relation with the specific scientific community; an important aspect sometimes dismissed lies on the organization and institutional phenomena that supports the system structure and flows. The postgraduate programs success isn't, however, related to the quantitative variables (professors number, bibliographical production, number of guided pupil per teacher etc), but also by the way they are organized and managed. For this purpose, it was developed a qualitative research, of exploratory descriptive character, in which it was intended to study how the institutional standards (normative, regulative and culturalcognitive) of the Stricto Sensu postgraduate programs of the Medicine School at USP/RP influence on the concepts obtained in the triennial evaluation CAPES. Specifically, based on institutional theory, it was analyzed the regiments and norms of USP, USP Postgraduate and Medicine School at USP/RP, as well as the internal management rules of its programs. Also, it was realized deep interviews with fifteen managers of Postgraduate programs. It was verified, in the systematic effort of analysis that a significant relation between the concepts exists, obtained in the triennial evaluations and the institutional choices of the evaluated programs.
 
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Data de Publicação
2007-08-02
 
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