• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2006.tde-23012007-134149
Documento
Autor
Nome completo
David Forli Inocente
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Costa, Andre Lucirton
Nassif, Vânia Maria Jorge
Título em português
Análise de um programa de treinamento e de seus resultados: um estudo de caso do MBA Gestão Pública - Banco do Brasil
Palavras-chave em português
Análise de Treinamento
Resultados de Treinamento
Treinamento
Vantagem Competitiva Sustentável.
Resumo em português
O cenário de competição empresarial exige das empresas diversas posturas diferenciadoras, dentre estas, posturas que sejam capazes de desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. Como resultado de sua busca pela competitividade, as empresas procuram desenvolver suas competências essenciais por meio das pessoas que a compõe. Dentre as formas de desenvolvimento organizacional, solidificou-se a realização de treinamentos no ambiente das corporações. O pensamento científico relacionado ao tema, observa a necessidade de que o treinamento esteja alinhado às estratégias da empresa e que seja capaz de produzir resultados. Surge a necessidade de se avaliar sistematicamente o treinamento e em especial seus resultados. Com o objetivo de delinear as características particulares do fenômeno, este estudo analisou as dimensões qualitativas de um programa de treinamento o MBA (Master in Business Administration) Gestão Pública realizado no Banco do Brasil. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, valendo-se da realização de grupos focais, de entrevistas semiestruturadas e de análise de dados secundários para a obtenção de evidências que ofereceram elementos de análise do treinamento realizado. Conclui-se que o programa produziu resultados no contexto da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, tendo atingido os objetivos de proposição do treinamento. Foram estudados quatro modelos de avalaição de treinamento, tendo sido defindo o Modelo MAIS como adequado para explorar o curso estudado. A avaliação de treinamento delineou o quanto o programa atendeu ao modelo, tendo sido observada a presença maioria dos parâmetros e ausência de alguns outros. Observou-se resultados objetivos do curso, como o planejamento de produtos e o dimensionamento de estratégias organizacionais. Muitos dos resultados observados encontram-se no contexto de outras ações organizacionais da Diretoria estudada e não podem ser apontados como resultado do treinamento, por outro lado o treinamento é apontado como um dos elementos de contexto que contribuíram com este resultado. Foram identificados ainda resultados que podem ser classificados como fonte de Vantagem Competitiva Sustentável da Diretoria de Governo do Banco do Brasil e que estão associados ao programa MBA Gestão Pública.
Título em inglês
Analysis of the training program and your results: a case study of the MBA Public Management - Banco do Brasil
Palavras-chave em inglês
Sustainable Competitive Advantage.
Training
Training Analysis
Training Results
Resumo em inglês
The competitive business environment demands differentiation postures from every company, especially, postures that are capable to develop sustainable competitive advantages. In consequence of their search for competitiveness, companies look for developing their essential abilities through the people who compose it. Amongst different forms of organizational development, training becomes a frequent practice in companies environment. The scientific thought related to the subject emphasizes a necessity of alignment between training and companies strategies, and the capability of producing results. Systematic evaluation of the training and especially its results becomes necessary. In order to delineate the particular characteristics of the phenomenon, this study analyzed qualitative dimensions of a training program called MBA Public Management implemented at Banco do Brasil. The methodology was a case study, based on focus groups, half-structuralized interviews, and secondary data analysis to attain evidences that offered analysis elements of the studied training. It is concluded that the program produced results in the context of the Government Board of the Banco do Brasil, and reached the proposal objectives of the training. Four models of evaluation of training had been studied, and the Model MAIS was considered adjusted to explore the studied course. The training evaluation delineated how much of the model was attended by the program it was observed the presence of the majority of the parameters and absence of some others. It was also observed objective results of the course, for instance the planning of products and the sizing of organizational strategies. There were many of the observed results, which are related to other organizational actions of the studied Board, and they cannot be pointed as resulted from the training. However, the training is pointed as one of the context elements that had contributed with these results. It was also identified results that can be classified as sources of Sustainable Competitive Advantage of the Government Board of the Banco do Brasil, which are associated to MBA Public Management program.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-05-23
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • COMIN, F. S., INOCENTE, David Forli, e MIURA, I. K. Avaliação de Programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação no Contexto Organizacional: Modelos e Perspectivas. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho [online], 2011, vol. 11, p. 37-53. Dispon?vel em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_1984-6657/lng_pt/nrm_iso.
  • SCORSOLINI-COMIN, F, INOCENTE, David Forli, e MIURA, I. K. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2012, vol. v12(2), p. p.227-240.
  • SCORSOLINI-COMIN, F, INOCENTE, David Forli, e MIURA, I. K. Avaliação de um programa de treinamento corporativo: em busca da mudança organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional [online], 2012, vol. 13, p. 75-86. Dispon?vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902012000100009&lng=pt&nrm=iso.
  • COSTA, Andre Lucirton, et al. As Contribuições do trabalho voluntário para o desempenho de executivos. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online), 2009, vol. 13, p. 10/14.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.