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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2019.tde-21082019-155040
Documento
Autor
Nome completo
Luisa Tondo Vendruscolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro (Presidente)
Alves, André Cherubini
Pereira, João Henrique de Souza
Porto, Geciâne Silveira
Título em português
A internacionalização no processo de inovação das startups brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Palavras-chave em português
Estratégia de internacionalização
Lean Global Startups
Processo de inovação
Startups
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Resumo em português
Este estudo buscou ampliar o entendimento do impacto da estratégia de internacionalização no processo de inovação das startups. Foram analisadas startups de tecnologia da informação e comunicação (TIC), pois essas são criadas com tecnologias globais e a competição pode ocorrer em nível mundial. Isso justificaria utilizarem como estratégia competitiva a internacionalização em busca por inovação. Foram realizadas entrevistas com sócios-fundadores de startups brasileiras internacionalizadas e o processo de inovação das startups foi observado através da análise de conteúdo das entrevistas pela lente de cada item da estratégia de internacionalização. A motivação, a escolha do país, o tempo, o que internacionalizaram e a forma como as startups chegaram aos países do exterior impactaram o processo de inovação destas empresas nascentes de diferentes formas. Os resultados sugerem proposições que servem como base para estudos futuros. Este trabalho é restrito a uma amostra, mas contribui para o entendimento de como a internacionalização impacta na inovação de startups. A relação entre internacionalização e inovação em empresas nascentes é um vasto campo a ser explorado pela Academia tendo em vista a representatividade econômica dessas startups e a ausência de estudos específicos no assunto
Título em inglês
The internationalization in the innovation process in Information and Communication Technology (ICT) Brazilian startups
Palavras-chave em inglês
Information and Communication Technology (ICT)
Innovation process
Internationalization strategy
Startups
Resumo em inglês
This study sought to broaden the understanding of the impact of the internationalization strategy on the startup innovation process. The object of study was the information and communication technology (ICT) Brazilian startups. These companies are created with global technologies and the search for innovation is as competitive strategy. The competition on a global level makes this kind of organization finds in internationalization a way to remain competitive in the market. Interviews were conducted with founding partners of internationalized Brazilian startups. The innovation process of the startups was observed through the content analysis of the interviews by the lens of each item of the internationalization strategy. Interviews were conducted with founders of seven Brazilian startups that completed the internationalization process. These were focused in the innovation process and analyzed through the lens of each item of the internationalization strategy. The motivation, the choice of the country, the time, the internationalization and the way in which the startups arrived in overseas countries impacted the innovation process of these nascent companies. Through the results, eight propositions were brought up to path future studies about those themes. This work is restricted to a sample, but it contributes to the understanding of how internationalization impacts startup innovation. This subject is scarcely addressed in the academic literature, especially considering emerging countries
 
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Data de Publicação
2019-10-22
 
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