• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2015.tde-21072015-090753
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Bernardi Ortolan Riscifina
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2015
Director
Tribunal
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Marques, Gil da Costa
Mill, Daniel Ribeiro Silva
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de
Viana, Adriana Backx Noronha
Título en portugués
Aspectos relevantes para a gestão de Instituições de Ensino Superior Privadas com Núcleos de Educação à Distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard
Palabras clave en portugués
Balanced Scorecard
Desempenho Organizacional
Educação a Distância
Estratégia Organizacional
Instituições de Ensino
Resumen en portugués
A Educação a Distância foi definida por Moore e Kearsley (2012) como ensino e aprendizado planejado no qual o ensino comumente ocorre em um local diferente do aprendizado, exigindo comunicação por meio de tecnologias, bem como organização institucional diferenciada. No entanto, a busca por um modelo de educação que atendesse a tantas necessidades, passou por um longo período de pesquisas e esforços até culminar no modelo de educação a distância dos dias de hoje: a educação a distância mediada por tecnologias. Esta modalidade depende da estruturação de sistemas de EAD formados por todos os processos que operam quando ocorre o ensino e o aprendizado a distância, o que inclui o aprendizado, o ensino, a comunicação, a criação de programas e cursos, e o gerenciamento. E é neste contexto que surge a problemática deste estudo, cuja primeira preocupação está centrada nos novos elementos que surgem na gestão de uma IES com a implantação da educação a distância mediada por tecnologias. Ao mesmo tempo em que a educação a distância se desenvolve, aumenta a concorrência no setor da educação superior, o que pressiona para uma gestão profissionalizada, pautada na avaliação do desempenho organizacional e na busca por orientação estratégica. A problemática deste estudo está centrada na identificação de categorias de informações, inerentes à gestão da Educação a Distância, que do ponto de vista do docente, deveriam ser consideradas na construção de Balanced Scorecards adaptados para a gestão do desempenho organizacional de Instituições de Ensino Superior Privadas, credenciadas para as modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia adotada para este estudo foi o estudo de caso, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior Privada credenciada para a educação superior presencial e a distância. A análise dos resultados do estudo de caso apresentou como resultados, quatro categorias de informações, totalizando 32 itens, para orientar a construção e adaptação de Balanced Scorecards para IES credenciadas para as modalidades de educação presencial e a distância: Categoria 1 - Planejamento e Elaboração de Recursos Didáticos; Categoria 2 - Acompanhamento Discente; Categoria 3 - Motivação e Habilidades Docentes; Categoria 4 - Efetividade do Sistema de EAD.
Título en inglés
Important Aspects of Distance Education Center Strategic Management in Private Higher Education Institutions: a research based on the Balanced Scorecard approach
Palabras clave en inglés
Balanced Scorecard
Distance Education
Educational Institutions
Organizational Performance
Organizational Strategy
Resumen en inglés
Distance Education was defined by Moore and Kearsley (2012) as teaching and planned learning in witch teaching normally occurs in different place than learning, requiring communication through technology, as well as, special institutional organization. However, the search for an educational model that suited such needs, has passes through a long period of researchs and efforts to become the distance education of today: distance education mediated by technology. This modality of education depends on the structuring of Distance Education Systems that consists of all the component processes that operate when teaching and learning at a distance occurs. It includes learning, teaching, communication, design, and management. And it is in this context that this research emerges, focusing on the new elements found on the management of Higher Education Institutions after assuming technology mediated education programs. As distance education evolves, competition increases in the Higher Education sector, what leads to a professionalized management need, based on organizational performance evaluation and on the search for strategic orientation. This research is centered on the identification of information categories, from distance education management, that from the teachers point of view, should be considered for the development and adaptation of Balanced Scorecards for private Higher Education Institutions, that offers regular and distance education programs. This study used a case study as method. The analysis of the case study results culminated in four information categories to guide the development and adaptation of Balanced Scorecards for private Higher Education Institutions, that offers regular and distance education programs: Category 1: Planning and Development of Didactic Resources; Category 2: Student Progress Monitoring; Category 3: Teachers Motivation and Skills; Category 4: Distance Education System Effectiveness.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-07-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.