• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2017.tde-20092017-164129
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Fagundes de Arruda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Martinelli, Dante Pinheiro (Presidente)
Castro, Luciano Thomé e
Ghisi, Flávia Angeli
Paula, Verônica Angélica Freitas de
Título em português
Marketing de relacionamento e negociação: uma visão interdisciplinar sobre o declínio de um relacionamento interorganizacional
Palavras-chave em português
Canais de marketing
Estratégias de negociação
Marketing de relacionamento
Negociação
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo entender como a dinâmica do relacionamento entre duas empresas é afetada por fatores internos e externos à mesa de negociação. Interdisciplinar, a pesquisa convergiu as contribuições de diversas literaturas, notadamente marketing de relacionamento e negociação, para poder lidar com a complexidade dos dados empíricos coletados. Através de um estudo de caso único, baseado na relação diádica entre um fornecedor e um canal do varejo alimentício brasileiro, foram analisados os fatores que levaram um relacionamento interorganizacional estável por décadas a se deteriorar em apenas dois anos. Os resultados encontrados apontam para o fortalecimento da concorrência e o conflito intradepartamental na empresa fornecedora como os principais motivos da migração para um estado relacional danificado. O histórico positivo do relacionamento se mostrou insuficiente para ajudar na recuperação do relacionamento, assim como a utilização da estratégia de compromisso pelos negociadores. A importância de distinguir em estudos as diferentes formas de conflito é ressaltada pela conclusão da pesquisa. Ao final do trabalho, implicações gerenciais derivadas das conclusões são apresentadas.
Título em inglês
Relationship marketing and negotiation: an interdisciplinary view on the decline of an interorganizational relationship
Palavras-chave em inglês
Marketing channels
Negotiation
Negotiation strategies
Relationship marketing
Resumo em inglês
The present study aims at understanding how the relationship dynamic between two companies is affected by both internal and external factors to the negotiation table. Interdisciplinary, the research converged the contribution from several literatures, such as relationship marketing and negotiation, in order to deal with the empirical data complexity. Through a case study based on the dyadic relation between a supplier and a channel from Brazilian food retail, the research analyzed the factors that led a solid, long lasting interorganizational relationship to deteriorate into a damaged state in just two years. The results point to a strengthening of the competition and intradepartmental conflict as the main reasons of the migration to a damaged relationship state. The positive relationship history proved to be insufficient to aid in the recovery of the relationship, such as compromising. The importance of distinguishing different types of conflict when studying this phenomenon is highlighted by the study's conclusion, and managerial implications to channel management practice are presented.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-10-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.