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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2014.tde-20022015-132032
Documento
Autor
Nome completo
Everson Muckenberger
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Miura, Irene Kazumi (Presidente)
Duarte, Roberto Gonzalez
Oliveira, Janete Lara de
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de
Ribeiro, José Francisco Ferreira
Título em português
Processo de internacionalização do ensino superior: estudo de casos múltiplos em um sistema de ensino superior confessional internacional
Palavras-chave em português
Ensino Superior
Internacionalização
Processo
Sistemas Confessionais
Sistemas Internacionais
Resumo em português
A globalização é um dos fenômenos que mais tem afetado o ensino superior. As instituições de ensino superior (IES) têm respondido a este fenômeno intensificando suas ações de internacionalização. Na atualidade há intensa discussão, direcionada em grande parte por ideologias diversas e, às vezes, opostas, sobre os benefícios e riscos que a internacionalização do ensino superior pode trazer para as nações, especialmente quanto ao aumento das diferenças e de uma hegemonia das grandes instituições e de países desenvolvidos. O propósito deste estudo é analisar o processo de internacionalização em um sistema de ensino superior confessional internacional. O estudo se justifica pela exiguidade de textos que abordam a internacionalização no contexto de instituições confessionais, muito embora a literatura na área reconheça o pioneirismo dessas instituições em cruzar fronteiras. Primeiramente, por meio de fonte secundária, foi feito um levantamento do contexto histórico do sistema confessional internacional estudado, no qual foram identificadas as motivações e obstáculos enfrentados no processo de tornar-se um sistema internacional. Com relação à atualidade foi feito um estudo de múltiplos casos dentro do sistema. Para tanto foram selecionadas seis IES, uma para cada região do mundo, e uma instituição da denominação religiosa mantenedora, responsável pela região. Também foi incluído no estudo o órgão de coordenação central mundial do sistema estudado. Os dados foram coletados por meio de múltiplas fontes, mas especialmente documentos, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados indicam historicamente a presença de motivações e obstáculos peculiares ao sistema confessional, chamados neste estudo de motivações e obstáculos denominacionais. Na atualidade os aspectos denominacionais continuam presentes nas motivações e obstáculos, bem como nas ações, riscos e benefícios associados à internacionalização. Também foram identificados motivações, riscos e benefícios econômicos, acadêmicos e sociais. Quanto às ações de internacionalização, além das denominacionais, refletiram o que é indicado na literatura. Observa-se que os aspectos denominacionais, fortemente ligados ao pioneirismo internacional do sistema no passado, representam ainda hoje parte das principais motivações, mas também parte dos obstáculos e riscos mais importantes à internacionalização. O fato de ser um sistema de ensino superior traz facilidades às IES do sistema que buscam internacionalizar-se, tendo em vista o compartilhamento de propósitos e missão. Mas o fato de ser um sistema também apresenta barreiras, oriundas da estrutura denominacional, das relações políticas e concorrência internas. Muito embora o sistema estudado seja internacional, a coordenação mundial tem sido tardia em definir e orientar o processo de internacionalização de todo o sistema. Contudo, foram encontradas evidências de que quando a coordenação mundial orienta iniciativas de internacionalização, essas iniciativas podem trazer benefícios denominacionais, acadêmicos, econômicos, sociais e pessoais, superando inclusive riscos como brain drain e a hegemonia de grandes IES e de países desenvolvidos.
Título em inglês
Internationalization process in higher education: a study of multiple cases in a confessional international higher education system
Palavras-chave em inglês
Confessional Systems
Higher Education
International Systems
Internationalization
Process
Resumo em inglês
Globalization is one of the phenomena that have most affected higher education. Higher education institutions (HEI) have responded to this phenomenon intensifying their internationalization actions. At the present there is an intense discussion, led largely by various and sometimes opposing ideologies, about the benefits and risks that internationalization of higher education can bring to nations, especially regarding the increase of differences and the hegemony of big institutions and developed countries. The purpose of this study is to analyze the internationalization process on an international confessional system of higher education. The study is justified by the lack of texts addressing internationalization in the context of confessional institutions, even though the literature in the area recognize the pioneering character of these institutions in crossing borders. Firstly, through a secondary source, the historical context of the international confessional system studied was analyzed, in order to identify rationales and obstacles faced in the process of becoming an international system. With respect to the present time a study of multiple cases was conducted within the system. Six HEI were selected, one for each region of the world, and one institution of the religious denominational sponsor organization responsible for the region. It was also included in the study the world central headquarters of the studied system. Data were collected through multiple sources, especially on documents and through semistructured interviews and participant observations. The results indicate the presence of rationales and obstacles historically peculiar to the confessional system, which in this study are called denominational rationales and denominational obstacles. Denominational aspects are still present among current rationales and obstacles, as well as among current actions, risks and benefits associated with internationalization. Economic, academic and social rationales, risks and benefits were also identified. Concerning internationalization actions, besides the denominationals, the ones identified reflect what is indicated in the literature. It is observed that the denominational aspects, which are closely linked to the international pioneering character of the system in the past, are still part of the main rationales, but are also part of the most important current risks and obstacles to internationalization. The fact of being a system of higher education offers advantages to the system's HEI that seek internationalization, due to shared purpose and mission. But the fact of being a system also brings barriers, derived from the denominational structure, the political relations and the internal disputes. Although the studied system is international, the world central headquarters has been slow to define and guide the process of internationalization of the entire system. However, evidence was found that when the world headquarters guides internationalization initiatives, these initiatives can be successful, bringing denominational, academic, economic, social and personal benefits, surpassing even risks like brain drain and the hegemony of large HEI and developed countries.
 
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Data de Publicação
2015-03-10
 
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  • MUCKENBERGER, E., et al. Gestão de processos aplicada à realização de convênios internacionais bilaterais em uma instituição de ensino superior pública brasileira [doi:10.1590/S0103-65132012005000076]. Produção (São Paulo. Impresso) [online], 2013, vol. 23, p. 637-651.
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