• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-19052008-081816
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Souza da Mata
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2008
Director
Tribunal
Porto, Geciâne Silveira (Presidente)
Galina, Simone Vasconcelos Ribeiro
Plonski, Guilherme Ary
Título en portugués
Inovação tecnológica em multinacionais brasileiras: estudo multicaso sobre gestão do portfólio de projetos de novos produtos
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento de novos produtos
Gestão do portfólio de projetos
Inovação tecnológica
Multinacionais brasileiras
Resumen en portugués
Esta pesquisa investigou quatro empresas multinacionais brasileiras em busca de suas práticas na gestão do portfólio de projetos de novos produtos. Por meio de um estudo multicaso, a pesquisa abrangeu diversos aspectos dessa gestão, tais como estratégia para novos produtos e tecnologias; mecanismos de identificação de oportunidades e fontes de idéias para novos produtos; estrutura e recursos de engenharia e P&D; técnicas preferidas para análise, seleção e priorização de projetos; mecanismos de acompanhamento no desenvolvimento dos novos produtos e revisão do portfólio. Um conjunto de práticas de gestão foi identificado e comparado a quatro modelos teóricos, o que levou à conclusão que as empresas gerenciam seu portfólio de forma heterogênea. Mesmo assim, tais práticas produzem como resultado final uma importante vantagem competitiva e podem auxiliar outras empresas na busca pela excelência na gestão da inovação por meio da gestão do seu portfólio de projetos de novos produtos. Ainda que não seja possível generalizar as conclusões acerca dos casos, os resultados apontam diversas intersecções entre as práticas encontradas nas empresas e os modelos teóricos, convergindo para um conjunto comum de práticas gerenciais que podem favorecer o desempenho de outras organizações, além de contribuir com subsídios para futuras pesquisas.
Título en inglés
Technology innovation in Brazilian multinationals: multicase study on new product portfolio management
Palabras clave en inglés
Brazilian multinationals
New product development
Project portfolio management
Technology innovation
Resumen en inglés
This research has investigated four Brazilian multinational companies looking for their most used practices in managing their portfolio of new product projects. To accomplish this goal, a multi-case study was undertaken. Several aspects of the new products portfolio management were explored, such as product innovation strategy; R&D structure and resources; opportunities seizing mechanisms and sources for new product ideas; preferred project evaluation and selection techniques; decision makers' preferences and profiles; new product development measures and portfolio periodic revision. Based on this investigation, a set of practices was identified and compared to four theoretical models. It was found that the companies manage their portfolio in heterogeneous ways. However, such practices contribute to the overall innovation in the companies and produce a substantial competitive advantage. Indeed, such practices can also help other companies in achieving new products portfolio management excellence. Although the conclusions that followed through can not be generalized to a management model, the results can substantially aid other companies in leveraging their portfolio management performance and also be a relevant contribution for future research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RogerioSouzaMata.pdf (1.54 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-05-19
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • PORTO, G. S., et al. Gestão de P&D de empresas multinacionais brasileiras. In Afonso Fleury. Gestão Empresarial para a internacionalização das empresas brasileiras. Organizador. Sao Paulo : ATLAS, 2010{Volume}, p. 101.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-19052008-081816/
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.