• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-18102011-153721
Document
Author
Full name
Harrison Bachion Ceribeli
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2011
Supervisor
Committee
Merlo, Edgard Monforte (President)
Giraldi, Janaina de Moura Engracia
Nagano, Marcelo Seido
Title in Portuguese
Experiências de consumo e satisfação dos clientes no setor supermercadista: um estudo no interior do Estado de São Paulo
Keywords in Portuguese
Experiência de consumo
Satisfação
Supermercados
Varejo
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais são os elementos das experiências de consumo mais importantes para a formação da satisfação dos clientes supermercadistas residentes no interior do Estado de São Paulo. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela realização de um levantamento de campo com uma amostra de 750 indivíduos escolhidos por conveniência e de forma estratificada, sendo que o critério adotado para dividir os estratos foi o nível de educação dos consumidores. O questionário utilizado para coleta de dados foi desenvolvido pelo autor do presente trabalho com base nas variáveis supermercadistas identificadas em referencial teórico previamente pesquisado, e a escala adotada foi a de sete pontos de Likert. A análise de dados foi dividida em três etapas: primeiramente, as variáveis presentes no questionário foram agrupadas utilizando-se a técnica estatística Análise Fatorial; em segundo lugar, os fatores resultantes da aplicação da Análise Fatorial foram utilizados em uma Análise de Regressão, cujo intuito foi desenvolver uma equação de regressão que contivesse as variáveis supermercadistas mais importantes para a satisfação dos consumidores supermercadistas; finalmente, com base no referencial teórico levantado, realizou-se uma análise da equação desenvolvida. Dentre as constatações do presente trabalho, destaca-se a identificação de dois construtos principais que devem ser utilizados de maneira conjunta para explicar a satisfação dos consumidores no varejo supermercadista: a imagem do varejista e as experiências de consumo. Além disso, foi possível identificar os elementos das experiências de consumo mais relevantes do ponto de vista da satisfação do consumidor: o ambiente de loja; o relacionamento entre o cliente e os funcionários do varejista; o sortimento disponibilizado pelo varejista; a conveniência fornecida aos consumidores durante suas compras; a venda de produtos de marcas próprias; a presença de outros tipos de varejistas no ambiente físico do supermercado; a presença de estacionamento; o relacionamento entre os próprios clientes; aspectos monetários; e a comunicação desenvolvida pelo varejista. A principal contribuição acadêmica deste trabalho reside na ampliação do conceito de satisfação no varejo, que passa a ser analisado de maneira mais sistêmica, incorporando diferentes construtos. Adicionalmente, a principal contribuição gerencial deste trabalho reside na identificação de uma série de elementos tangíveis que devem ser administrados para aumentar a satisfação dos consumidores no segmento supermercadista.
Title in English
Consumer experience and customer satisfaction in supermarkets: a study in the interior of São Paulo
Keywords in English
Consumer experience
Retail
Satisfaction
Supermarkets
Abstract in English
This research aimed to identify which elements of the consumer experience are more important for the formation of customer satisfaction in supermarkets in the interior of São Paulo. To achieve our objective, we opted for the operation of a field survey with a sample of 750 individuals chosen for convenience and stratified, and the criterion used to divide the strata was the level of consumer education. The questionnaire used for data collection was developed by the author of this work based on the supermarket variables identified in theoretical previously searched, and the scale used was a seven-point Likert. Data analysis was divided into three stages: first, the variables in the questionnaire were grouped using the statistical technique Factor Analysis, secondly, the factors resulting from the application of Factor Analysis were used in a Regression Analysis, whose purpose was to develop a regression equation that contained the most important variables for customer satisfaction in supermarkets and, finally, based on the theory raised, we developed an analysis of the equation developed. Between the findings of this study, we highlight the identification of two main constructs that should be used jointly to explain consumer satisfaction in the retail market: the image of the retailer and the consumer experience. Furthermore, it was possible to identify the elements of the consumer experience more relevant in terms of customer satisfaction: the store environment, the relationship between the customer and the retailer's employees, the assortment offered by retailers, the convenience provided to consumers during their purchases, the sale of private label products, the presence of other retailers in the physical environment of the supermarket, the presence of parking, the relationship between customers, monetary aspects and the communication developed by retailers. The main academic contribution of this work was the extension of the concept of satisfaction in retail, which can be analyzed more systemic, incorporating different constructs. Additionally, the main managerial contribution of this work was the identification of some tangible elements that must be administered to increase consumer satisfaction in the supermarket segment.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2011-11-04
 
WARNING: The material described below relates to works resulting from this thesis or dissertation. The contents of these works are the author's responsibility.
  • CERIBELI, H. B., et al. A comparative analysis of consumer experience in Brazil and Argentina. Revista Alcance , 2012, vol. 19, p. 259.
  • CERIBELI, H. B., CERIBELI, R. F., e MERLO, E. M. Implementando um programa de relacionamento com o cliente: um estudo de caso no varejo brasileiro. Revista de Estudos Sociais (UFMT), 2010, vol. 1, p. 73.
  • Ceribeli, Harrison B., e MERLO, E. M. An analysis of criteria for supermarket selection of consumers in Brazil [doi:10.5897/AJBM11.2755]. African Journal of Business Management [online], 2012, vol. 6 (29), p. 8709-8719.
  • Ceribeli, Harrison B., e MERLO, E. M. MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO MULTICASOS. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), 2013, vol. 7, p. 134.
  • Ceribeli, Harrison B., MERLO, E. M., e MORAIS, F. ANÁLISE DO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES ATUANTES NO VAREJO. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 2010, vol. 9, p. 233-250.
  • Ceribeli, Harrison B., MERLO, E. M., e Villela, José P. Avaliação da satisfação de alunos de franquias de ensino. Revista pensamento contemporâneo em administração (UFF), 2010, vol. 8, p. 36-53.
  • Ceribeli, Harrison B., PRADO, L. S., e MERLO, E. M. Uma aplicação conjunta das análises SWOT/PEST para avaliação de estratégias competitivas no varejo. Revista pensamento contemporâneo em administração (UFF), 2010, vol. 9, p. 71-95.
  • MERLO, E. M., Ceribeli, Harrison B., e PRADO, L. S. GESTÃO DE PERDAS NO PEQUENO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA REDE DE COMPRAS FORMADA POR PEQUENOS SUPERMERCADISTAS. Revista de administração da Unimep, 2011, vol. 9, p. 40.
  • MERLO, E. M., e CERIBELI, H. B. Um estudo multicasos de duas empresas familiares de pequeno porte: pontos de alavancagem, limitantes e obstáculos. Integração (USJT), 2009, vol. 15, p. 313.
  • MERLO, E. M., e Ceribeli, Harrison B. Um estudo multicaso do crescimento de duas empresas familiares de pequeno porte: pontos de alavancagem, limitantes e obstáculos. Integração (USJT), 2009, vol. 15, p. 313-319.
  • PRADO, L. S., Ceribeli, Harrison B., e MERLO, E. M. Como os varejista podem contribuir para a redução das perdas de alimentos? Um estudo no pequeno varejo alimentar. Revista de Ciências Gerenciais, 2011, vol. 15, p. 45.
  • PRADO, L. S., MERLO, E. M., e Ceribeli, Harrison B. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DOS VAREJISTAS. REMark. Revista Brasileira de Marketing, 2010, vol. 9, p. 20-35.
  • CALDEIRA, J. H., Ceribeli, Harrison B., e Merlo, Edgard. Políticas de preços no varejo. In Edgard M Merlo. Administração de varejo com foco em casos brasileiros. Organizador. Rio de Janeiro : Editora LTC Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2011{Volume}, p. 121-137.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18102011-153721/
  • COSTA, B. K., Ceribeli, Harrison B., e Merlo, Edgard. Estratégia no varejo. In Edgard M Merlo. Administração de varejo com foco em casos brasileiros. Organizador. Rio de Janeiro : Editora LTC Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2011{Volume}, p. 35-52.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18102011-153721/
  • MARQUES, Dalton Siqueira Pitta, Merlo, Edgard, e Ceribeli, Harrison B. Internacionalização do varejo. In Edgard M Merlo. Administração de varejo com foco em casos brasileiros. Organizador. Rio de Janeiro : Editora LTC Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2011{Volume}, p. 334-348.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18102011-153721/
  • MERLO, E. M., Ceribeli, Harrison B., e COSTA, B. K. Estratégias empreendedoras para produtos e serviços. In Sérgio Moretti, Fernando César Lenzi, e Fabrícia Durieux Zucco. Marketing empreendedor. Organizador. Curitiba : EDITORA IBPEX, 2012{Volume}, p. 93-118.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18102011-153721/
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.