• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2014.tde-18072014-145200
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Colucci
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Salgado Junior, Alexandre Pereira (Presidente)
Assolini, Filomena Elaine Paiva
Gremaud, Amaury Patrick
Pacagnella Júnior, Antônio Carlos
Título em português
O impacto na ponderação do peso da Prova Brasil e do indicador de rendimento no perfil das escolas municipais do ensino fundamental consideradas eficientes pela técnica DEA em transformar investimento financeiro em desempenho no IDEB em 2011
Palavras-chave em português
Análise Envoltória de Dados (DEA)
Educação
Escolas Públicas Eficientes
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo apresentar as alterações que ocorrem nos perfis das escolas públicas municipais do ensino fundamental classificadas como eficientes por meio da aplicação da técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), conforme se modificam as proporções dos valores percentuais da nota média na Prova Brasil e do indicador de rendimento no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para isso, foram coletados dados sobre as notas na Prova Brasil e sobre os indicadores de rendimento de 2011 a partir da base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o número de alunos por escola pública municipal por meio da base de dados do Censo Escolar de 2011, que também é disponibilizado pelo INEP e finalmente, os dados sobre os recursos públicos destinados para a educação nos municípios em 2011 obtidos no Finanças do Brasil (FINBRA). Desta maneira, identificou-se as escolas mais eficientes por meio da técnica DEA que tem a finalidade de mensurar a eficiência relativa de unidades consideradas homogêneas e comparáveis, em um universo de pesquisa composto por 17.124 escolas públicas municipais do ensino fundamental. Em seguida, foram estabelecidos cinco padrões de ponderação em relação à nota média da Prova Brasil e à média do indicador de rendimento, por meio dos quais evidenciou-se que as escolas públicas municipais classificadas como eficientes se localizam principalmente em municípios pequenos e que conforme se aumenta o valor percentual da nota média da Prova Brasil ocorre uma mudança de eixo de eficiência saindo da região nordeste em direção as regiões sudeste e sul. Portanto, o presente estudo fornece subsídios e suporte para a discussão, alteração, criação e desenvolvimento de sistemas avaliativos padronizados que melhor transpareçam a realidade educacional brasileira, de tal modo, que os seus resultados possibilitem a proposição de soluções mais efetivas para combater os baixos indicadores educacionais do país.
Título em inglês
The impact on the weighting given Prova Brasil and the performance indicator in the profile of the municipal elementary schools considered efficient by the DEA technique to transform financial investment in performance IDEB in 2011
Palavras-chave em inglês
Data Envelopment Analysis (DEA)
Education
Efficient Public Schools
Resumo em inglês
This study aims to present the changes that occur in the profiles of local public elementary schools classified as efficient by applying the technique of Data Envelopment Analysis (DEA), as modify the proportions of the percentages of the average grade in the Prova Brasil and the performance indicator in calculating the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). For this, data on the grades in Prova Brasil on performance indicators from 2011 from the database of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) were collected, the number of students per public school through the base data from the Censo Escolar 2011, which is also available by INEP and finally, data on public resources for education in the municipalities in 2011 obtained the Finanças do Brasil (FINBRA). Thus, we identified the most effective schools through the DEA technique that aims to measure the relative efficiency of units considered homogeneous and comparable, in a research universe consists of 17.124 municipal public elementary schools. Then, five patterns were established weighting relative to the average grade of Prova Brasil and the average performance indicator, by means of which became evident that public schools classified as efficient lie mostly in small towns and as if increases the percentage of the average grade of Prova Brasil a change of axis of efficiency out of the northeast toward the southeast and south occurs. Therefore, the present study provides grants and support for discussion, modification, creation and development of standardized assessment systems that better showing through and the Brazilian, so educational reality, their results allow to propose more effective solutions to combat the low indicators education in the country.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-08-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.