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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2011.tde-18012012-104955
Documento
Autor
Nome completo
Cristiano Pereira Arruda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Cianflone, Ana Raquel Lucato
Fernandes, Domingos Manuel Barros
Título em português
Análise do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM) aplicado na rede municipal de educação básica de Uberaba - MG: um estudo de caso
Palavras-chave em português
Avaliação da educação
Educação Básica
Políticas públicas
SAEM
Resumo em português
Este trabalho teve como objeto de estudo o SAEM (Sistema de Avaliação das Escolas Municipais), desenvolvido pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira onde o mestrando trabalha como professor e coordenador de avaliações e aplicado na rede municipal de ensino de Uberaba-MG, desde 2006, como uma ferramenta para mensuração do desempenho acadêmico dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental no referido município. A análise explorou as quatro faces definidas para o SAEM: Teórica, Desenvolvimento, Aplicação e Expansão. Na face Teórica foi apresentada uma análise da adequação do SAEM aos padrões de qualidade da avaliação do Joint Committee Standards for Educational Evaluation (JCSEE) e uma análise comparativa entre as características da Prova Brasil/SAEB e do SAEM. A face Desenvolvimento discorreu sobre os passos para a elaboração de uma avaliação do SAEM, sendo que foi comprovada a validade de conteúdo da avaliação. Na face Aplicação foram descritas as etapas de aplicação de uma avaliação aos alunos da rede municipal de ensino de Uberaba-MG. Os relatórios produzidos a partir dos resultados de uma avaliação e os atuais usos desses resultados também são apresentados. Ainda dentro da face Aplicação, foi possível comprovar a adequação do SAEM aos conceitos de confiabilidade e de validade de construto e de critério de um sistema de avaliação. Finalmente, a face Expansão identificou possíveis pontos de melhoria na metodologia atual do SAEM e novos usos para os resultados de uma avaliação. Assim, foi possível atingir o objetivo principal deste trabalho, que consistiu na análise das características do SAEM, identificando suas vantagens e limitações como ferramenta de aferição do desempenho acadêmico de alunos de uma rede de ensino.
Título em inglês
Analysis of SAEM Evaluation System for Municipal Schools - Applied from Elementary to Middle Municipal Schools in Uberaba-MG
Palavras-chave em inglês
Basic Education
Evaluation of education
Public policies
SAEM
Resumo em inglês
The objective of this study was to analyse SAEM - Evaluation System for Municipal Schools developed by Colégio Cenecista Dr. José Ferreira - where the Masters student works as a coordinator of evaluation and a teacher and applied to the municipal school chain in Uberaba-MG, since 2006, as a tool to measure the students' academic performance from elementary to middle school levels, in the mentioned city. The analysis comprised of the four aspects, defined for SAEM: Theory, Development, Application and Expansion. In the Theory aspect, an analysis of SAEM adequacy to the evaluation quality standards from the Joint Committee Standards for Educational Evaluation (JCSEE) and a contrasting analysis between the characteristics present in Prova Brasil/SAEB and SAEM. The Development aspect was about the steps to develop a SAEM evaluation, in which the premise of content validity for the evaluation was proved. In the Application aspect, the steps followed to apply an evaluation to students in the municipal school system in Uberaba-MG were described. Besides these data, reports produced as the result of an evaluation and the present uses of these results were submitted. Still in the Application aspect, it was possible to confirm that SAEM meets the standards for reliability and construct and criteria validity of an evaluation system. Finally, the Expansion aspect identified some possibilities for improvement in SAEM's present methodology and new usages for the evaluation results. It was then, possible to achieve the main objective of this study, which was to analyze SAEM's characteristics, identifying its advantages and limitations as a tool to measure the students' academic performance of a school system.
 
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Data de Publicação
2012-02-03
 
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