• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-17052008-124726
Documento
Autor
Nombre completo
Helio Afonso Braga de Paiva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2008
Director
Tribunal
Neves, Marcos Fava (Presidente)
Carvalho, Dirceu Tornavoi de
Spers, Eduardo Eugenio
Título en portugués
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo
Palabras clave en portugués
Estratégia
Eventos
Marketing
Resumen en portugués
Esta é uma dissertação de caráter teórico-empírico que apresenta como resultado uma proposta de método ou seqüência de etapas com conceitos, análises, "ferramentas" e atividades fundamentais para realização do planejamento estratégico de marketing nas empresas organizadoras de eventos vistas como empresas inseridas em redes de organizações que atendem a demanda do turismo de eventos. Para se chegar a proposta de método foi realizada a revisão teórica de quatro obras e seus métodos, encontradas na literatura em marketing, turismo e eventos. As etapas (com suas atividades e análises) propostas nos métodos estudados foram selecionadas, reunidas e "enriquecidas" com o enfoque de rede e análises adicionais. No campo empírico, antes de ser estruturada e apresentada definitivamente, a proposta de método foi apresentada a especialistas e gestores de empresas organizadoras de eventos em entrevistas, na busca de contribuições. Os conhecimentos tratados na revisão teórica em contato com a experiência prática levantada nas entrevistas permitiram estabelecer um diálogo entre a combinação das teorias que compuseram o método pré-estruturado a partir de outros métodos e a prática dos gestores e especialistas gerando como resultado um novo conhecimento para a gestão de marketing de eventos.
Título en inglés
Proposition of strategic marketing planning and management method for events organizer companies at tourism networks
Palabras clave en inglés
Events
Marketing
Strategy
Resumen en inglés
This is a theoretical and empirical dissertation which presents as result a proposal of method or sequence of steps with concepts, analysis, "tools" and fundamental activities to the strategic marketing planning process at the special events organizer companies, seen as companies inserted in networks of organizations that deal with tourism events demand. In order to reach the method's proposal it was made a review of four books and its methods, found in the marketing, tourism and special events literature. The steps (including its activities and analysis) proposed at the method were selected, grouped and improved with the network focus and additional analysis. At the empirical field, before have been structured and presented definitively, the method proposal was presented to specialists and managers of events organizer companies on interviews in search of contributions. The knowledge collected by the theoretical review in contact with the practical experience raised from the interviews allowed establishing a dialog between the combinations of theories that composed the prestructured method from the other methods and the practice of specialists and managers generating as result a new knowledge for the marketing management of events.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
HelioAfonsoBPaiva.pdf (1.43 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.