• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.96.2018.tde-13082018-113808
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Silveira Borges de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2018
Director
Tribunal
Calia, Rogerio Ceravolo (Presidente)
Caldana, Adriana Cristina Ferreira
Demarzo, Marcelo Marcos Piva
Wechsler, Solange Muglia
Título en portugués
Os efeitos do programa Mindful Creative Thinking (MCT) no nível de criatividade verbal de estudantes de uma escola de negócios
Palabras clave en portugués
Criatividade
Criatividade verbal
Educação
Mindfulness
Psicologia positiva
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do programa intitulado Mindful Creative Thinking (MCT) sobre o nível da criatividade verbal de estudantes universitários de uma escola de negócios. Evidências científicas apontam efeitos positivos das práticas de mindfulness e das forças de caráter cognitivas no desenvolvimento da criatividade verbal. O programa MCT, desenvolvido no presente estudo e de autoria do próprio pesquisador, combina práticas de mindfulness e práticas das forças de caráter, integradas com práticas de treinamento do pensamento criativo. As variáveis estudadas foram fluência (número de ideias), flexibilidade (número de categorias) e originalidade (novidade estatística das respostas). O estudo exploratório utilizou métodos quanti-qualitativos e abordagem analítica de ensaio controlado antes-e-depois (before and after study) com amostra randomizada. O programa MCT foi realizado com 51 graduandos da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-RP/USP) de Ribeirão Preto. Os estudantes foram divididos em dois grupos: Experimental (26 participantes) e Controle (25 participantes). Os dados foram coletados por meio da aplicação do Teste de Torrance, Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness e de questionário com questões abertas (Questionário MCT), elaborado pelo pesquisador. O resultado da pesquisa demonstrou que o programa Mindful Creative Thinking contribuiu para o desenvolvimento das habilidades criativas e influenciou positivamente no nível de atenção plena dos graduandos.
Título en inglés
The effects of Mindful Creative Thinking (MCT) on the level of verbal creativity of students in a business school
Palabras clave en inglés
Creativity
Education
Mindfulness
Positive psychology
Verbal creativity
Resumen en inglés
The objective of this study was to evaluate the effects of the Mindful Creative Thinking (MCT) program on the level of verbal creativity of university students in a business school. Scientific evidence points to the positive effects of mindfulness practices and cognitive character forces in the development of verbal creativity. The MCT program, developed in the present study and authored by the researcher himself, combines practices of mindfulness and practices of character forces, integrated with practices of training of creative thinking. The variables studied were fluency (number of ideas), flexibility (number of categories) and originality (statistical novelty of the answers). The exploratory study used quantitative-qualitative methods and analytical approach of a randomized sample before and after study. The MCT program was carried out with 51 graduates from the Faculty of Administration, Economics and Accounting (FEA-RP / USP) of Ribeirão Preto. The students were divided into two groups: Experimental (26 participants) and Control (25 participants). The data were collected through the application of the Torrance Test, Questionnaire of Five Facets of Mindfulness and a questionnaire with open questions (Questionnaire MCT), prepared by the researcher. The result of the research demonstrated that the Mindful Creative Thinking program contributed to the development of creative skills and had a positive influence on the level of attention of undergraduates.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-09-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.