• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2012.tde-10072012-152804
Documento
Autor
Nombre completo
Ieda Pelógia Martins Damian
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2012
Director
Tribunal
Merlo, Edgard Monforte (Presidente)
Camargo, Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de
Nagano, Marcelo Seido
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Passador, João Luiz
Título en portugués
Um modelo para análise dos serviços de sites de governos eletrônicos
Palabras clave en portugués
Site
Governo Eletrônico
Modelo
Satisfação
Serviços
Resumen en portugués
O governo eletrônico (e-gov) diz respeito a todas as formas de comunicação realizadas por meio de tecnologia de informação (TI) que podem trazer uma série de benefícios para os órgãos públicos de modo geral. Por se tratar de uma tecnologia recente, existem muitos recursos que podem explorados em benefício tanto do governo quanto dos cidadãos e das empresas que interagem por meio dessa ferramenta. Apesar de apresentar um conjunto considerável de oportunidades, o governo eletrônico e as novas formas de interação pública advinda da utilização da TI podem propiciar algumas ameaças como é o caso de, em vez de melhorar um processo burocrático, apenas utilizar a forma eletrônica para seu acesso e processamento de forma informatizada. Para que, neste contexto, as oportunidades sejam aproveitadas e as ameaças evitadas, este estudo propôs um modelo de análise dos serviços de sites de governo eletrônico. Inicialmente, o modelo foi avaliado por meio da análise de conteúdo de sites de e-gov dos cinco estados com o maior número de sites que, somados, representam 50% dos sites de e-gov nacional que são os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta primeira análise possibilitou o desenvolvimento de uma matriz SWOT dos sitess analisados e, então, partiu-se para a avaliação do modelo por meio de pesquisas do tipo grupo focado e pesquisa quantitativa por meio de aplicação de questionários focados no site do Poupa Tempo. Os resultados obtidos por meio destas análises foram semelhantes, o que permitiu concluir que o modelo proposto é um instrumento válido para analisar os serviços de sites de e-gov. Outros resultados importantes também foram encontrados, como identificar os atributos que influenciam na satisfação dos usuários de serviços de e-gov. Dentre estes atributos destacaram-se o site fornecer informações de qualidade, oferecer o que era esperado e disponibilizar opções de comunicação que funcionam.
Título en inglés
A model for analysis of e-government service sites
Palabras clave en inglés
Electronic government
Model
Satisfaction
Services
Site
Resumen en inglés
Electronic government (e-gov) refers to all forms of communication conducted through information technology (IT) that can bring several benefits to public bodies in a general form. Being a recent technology, there are many resources that can be exploited for the benefit of government, citizens and businesses that interact via this tool. Despite presenting a considerable range of opportunities, electronic government and new forms of public interaction arising from the use of IT can provide some threats such as instead of improving a bureaucratic process; just use the electronic form for access and processing in a computerized form. In order to have the opportunities to be exploited, in this context, and threats to be avoided, this study proposed a model for analysis of e-government service sites. Initially, the model was evaluated by analyzing the content of e-gov sites for the five states with the largest number of sites which together represent 50% of all national e-government sites, which are the states of São Paulo, Paraná , Minas Gerais, Rio Grande do Sul and Santa Catarina. This first analysis has made it possible the development of a SWOT of the analyzed sites and then the evaluation of the model through focus group and quantitative surveys using questionnaires focused on the site of "Poupa Tempo". The results obtained from these analyzes were similar, which made us conclude that the proposed model is a valid tool to analyze the services of e-gov sites. Other important results were also found, such as identifying the attributes that influence user satisfaction of e-government services. Among these attributes stood out the site to provide quality information, to offer what was expected, and to provide communication options that work out.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-08-03
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • DAMIAN, I. P. M., e MERLO, E. M. Uma análise dos sites de governos eletrônicos no Brasil sob a ótica dos usuários dos serviços e sua satisfação. Revista de Administração Pública , 2013, vol. 47, p. 877.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.