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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2019.tde-08102019-141201
Documento
Autor
Nombre completo
Larissa Mayer Munhos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Neves, Marcos Fava (Presidente)
Castro, Luciano Thomé e
Guissoni, Leandro Angotti
Vian, Carlos Eduardo de Freitas
Título en portugués
Diagnóstico da experiência de produtores de cana-de-açúcar do interior de São Paulo na perspectiva do ecossistema do cliente
Palabras clave en portugués
Diagnóstico da experiência do cliente
Perspectiva do ecossistema do cliente
Produtor de cana-de-açúcar
Resumen en portugués
A heterogeneidade do mundo dos produtores de cana-de-açúcar, em seus diferentes níveis de profissionalização e gestão, pode revelar caminhos para elevar a eficiência do setor. Este estudo visa compreender as distintas realidades dos produtores de cana-de-açúcar para contribuir com ganhos de inteligência para o setor. O objetivo da pesquisa foi mapear as experiências de produtores de distintos portes e níveis de verticalização na perspectiva do seu ecossistema, identificando oportunidades para os agentes do setor, incluindo os próprios produtores, repensarem suas ações e suas interações para melhorar a competitividade da cadeia sucroenergética. A metodologia adotada envolveu técnicas de pesquisa qualitativas e diagramas de visualização para mapear as percepções e as interações de produtores ao longo dos processos que realizam para alcançar seus objetivos. As oportunidades foram identificadas a partir de pontos de dor, boas práticas, percepções distintas entre produtores, ou ainda, a partir de percepções de possibilidades de melhoria e inovação. Dentre os principais destaques, está a oportunidade de os produtores se unirem para realizarem atividades em conjunto, reduzindo custos e aumentando o domínio sobre suas operações. Oportunidades também envolveram insatisfações dos produtores com o ritmo das inovações tecnológicas, com destaque para questões de mecanização do plantio e desenvolvimento varietal. Uma série de boas práticas adotadas pelos produtores, de natureza tecnológica, gerencial e organizacional, foram apontadas como oportunidades ao servirem de referências para outros produtores. Finalmente, foram identificadas oportunidades para as associações e cooperativas do setor reavaliarem seus serviços no processo de profissionalização dos produtores, além de seu papel como agente facilitador da organização de ações coletivas. A relevância desta pesquisa está relacionada à adaptação e combinação de técnicas e ferramentas identificadas na literatura sobre diagnóstico da experiência do cliente ao contexto do produtor rural, contribuindo, ao mesmo tempo, com um caso prático no contexto B2B. Adicionalmente, os mapas da experiência gerados neste estudo podem ser usados como ferramentas de gestão por empresas do setor para criar uma visão compartilhada entre seus colaboradores, propiciando a geração de ideias para inovar
Título en inglés
Diagnosis of the experience of sugarcane producers in the interior of São Paulo from the perspective of the customer ecosystem
Palabras clave en inglés
Customer ecossystem perspective
Customer experience diagnosis
Sugarcane producer
Resumen en inglés
The heterogeneity of the world of sugarcane producers, in their different professional and managerial levels, can be used to point out ways to increase the efficiency of the sector. This study aims to understand the realities of producers and to contribute to obtain gains of intelligence for the sector. The objective of the research was to map the experiences of producers of different sizes and verticalization levels, adopting the perspective of their ecosystem, identifying opportunities for the agents of the sector, including the producers themselves, to rethink their actions and their interactions, aiming to improve the competitiveness of the sugarcane chain. The methodology involved qualitative research techniques and visualization diagrams to map the perceptions and interactions of producers throughout the processes they carry out to achieve their objectives. Opportunities have been identified from pain points, good practices, distinct perceptions among producers and from perceptions about possibilities for improvement. Among the highlights is the opportunity for producers to take collective actions, thereby reducing costs and increasing control over their operations. Opportunities also involved producer's dissatisfaction with the pace of technological innovations, in special mechanized planting and varietal development. Several practices adopted by the producers, of technological, managerial and organizational character, were pointed out as opportunities, by serving as references to other producers. Lastly, opportunities were identified for associations and cooperatives to re-evaluate their services, as well as their role as an agent facilitating organization of collective actions. The relevance of this research is related to the adaptation and combination of techniques and tools identified in the literature on the diagnosis of the customer experience to the context of the rural producer, contributing, at the same time, to a practical case in the B2B context. Additionally, the experience maps developed through this research, can be used as tools by companies in the industry to create a shared vision among their employees, enabling the generation of ideas to innovate their offerings. In addition, the experience maps generated in this study can be used as management tools by companies in the industry to create a shared vision among their collaborators, enabling the generation of ideas to innovate
 
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Fecha de Publicación
2019-12-10
 
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