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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2017.tde-06012017-151225
Documento
Autor
Nome completo
Mariana de Barros Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Martinelli, Dante Pinheiro (Presidente)
Barros, Jose Marcio Pinto de Moura
Lorenzo, Helena Carvalho de
Passador, João Luiz
Título em português
Gestão da produção cultural brasileira financiada, prioritariamente, por leis de incentivo fiscal: estudo das práticas e percepções de profissionais da área
Palavras-chave em português
Cultura
Discurso do Sujeito Coletivo
Gestão da cultura
Políticas Culturais
Resumo em português
Políticas culturais são pensadas e implementadas de maneiras consideravelmente distintas no atual cenário mundial. No Brasil, diversas foram as fases e tendências assumidas pelo governo, mas, em geral, o mecanismo de incentivo fiscal, desde meados da década de 80, assume papel de protagonismo no que diz respeito ao financiamento de cultura. Nesse contexto, o atual trabalho buscou conhecer quem são algumas das pessoas responsáveis por gerir, na área cultural, recursos públicos advindos prioritariamente das leis de incentivo fiscal e identificar a percepção de tais profissionais quanto a sua aptidão para realizar essa função. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com profissionais da área, as quais se conduziram com base em um roteiro de questões que buscou verificar conhecimentos, práticas, opiniões e representações sociais acerca da gestão de atividades culturais. Os dados qualitativos obtidos foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Em tal metodologia, elementos com sentidos semelhantes são processados sob a forma de discursos únicos, redigidos na primeira pessoa do singular. Os gestores e as gestoras demonstraram, em sua maioria, enfrentar dificuldades para realizar algumas das tarefas que desempenham e, geralmente sem formação específica na área, falam sobre empirismo e contratação de empresas para assessoramento e segurança. Quando buscam se especializar para não mais depender de intermediação, encontram, majoritariamente, cursos descontinuados e de curta duração - normalmente pagos e oferecidos em capitais estaduais.
Título em inglês
Brazilian cultural management financed especially by tax incentive: a study of the practices and perceptions of culture professionals
Palavras-chave em inglês
Cultural management
Cultural policies
Culture
Discourse of the collective subject
Resumo em inglês
Cultural policies nowadays are designed and implemented based on different perspectives. In Brazil, government has assumed several phases and trends, but in general tax incentive takes leading role with regard to the financing of culture since the mid-80. In this context, the present study aimed to identify some people responsible for managing public resources in the cultural area and to identify the perception of such professionals about their ability to perform this function. For data collection, cultural managers were interviewed. The intention was to verify knowledge, practices, beliefs and social representations of cultural management. The method used to analyze qualitative data obtained was the Discourse of the collective subject (DCS). So, elements with similar senses were processed into single speeches, written in the first person singular. It was noted that sometimes, managers are struggling to play their role and, generally without specific training in the area, they talk about empiricism and hiring companies for advice and security. When seeking specialization, they found, mostly, discontinued and short courses - usually paid and offered in main cities.
 
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Data de Publicação
2017-01-10
 
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