• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2017.tde-06012017-150453
Documento
Autor
Nome completo
Victor Cattani Rentes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Pádua, Silvia Inês Dallavalle de (Presidente)
Coelho, Eduardo Barbosa
Rozenfeld, Henrique
Silva, Sérgio Luis da
Título em português
Implementação de processo de planejamento estratégico orientado para promoção de business process management (BPM) em uma unidade de pesquisa clínica
Palavras-chave em português
business process management (BPM)
planejamento estratégico
unidade de pesquisa clínica
Resumo em português
A promoção do business process managment (BPM) tem o potencial de trazer diversos benefícios para organizações de diferentes tamanhos, setores de atuação, regiões geográficas ou níveis de maturidade em gerenciamento de processos. Um dos fatores críticos de sucesso para a promoção de BPM é o seu alinhamento com o planejamento estratégico da organização. Este trabalho procura explorar o potencial de facilitação da promoção de BPM em uma unidade de pesquisa clínica (UPC) por meio do alinhamento com o planejamento estratégico. A pergunta de pesquisa que se pretende responder é: quais são os benefícios de um diagnóstico e planejamento estratégico prévios à promoção de um programa de BPM em uma unidade de pesquisa clínica (UPC)? Assim, o objetivo é definir as etapas e auxiliar na condução de um planejamento estratégico em uma unidade de pesquisa clínica, identificando posteriormente os benefícios decorrentes desta prática para a promoção de um programa de BPM. O método utilizado no trabalho foi a pesquisa-ação. Concluiu-se que a análise e estruturação inicial do processo de planejamento estratégico foi adequado como preparação para um primeiro ciclo de promoção de BPM na organização focal. Com base nas lições aprendidas durante o desenvolvimento foi proposto um modelo de planejamento estratégico orientado à promoção de BPM.
Título em inglês
Implementation of a strategic planning process oriented toward promoting business process management (BPM) at a clinical research center
Palavras-chave em inglês
business process management (BPM)
clinical research center
strategic planning
Resumo em inglês
Business process management (BPM) has the potential to enhance performance for organizations of different sizes, industries, geographical locations or maturity levels of process management. One critical success factor for the promotion of BPM is its alignment with strategic planning. This research aims to explore the potential benefits of aligning the strategic planning process with a BPM program. Thus, the research question is defined as: what are the benefits of executing a diagnosis and strategic planning before a BPM program in a clinical research center (CRC)? The objective of the research is to define and execute steps of a strategic planning process in a clinical research center, identifying the benefits of these activities for a subsequent BPM program. Action-research was the method applied. The main findings were that the initial diagnosis of the organization in focus' management practices and structuring of the strategic planning process ware adequate to prepare for the first cycle of a BPM program. Based on lessons learned along the research, a model was proposed for the strategic planning process oriented towards the promotion of BPM.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-01-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.