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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2017.tde-06012017-144855
Documento
Autor
Nome completo
Flávio Notomi Kanazawa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Giraldi, Janaina de Moura Engracia (Presidente)
Crescitelli, Edson
Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de
Silva, Andrea Lago da
Título em português
Comunicação digital da Marca Brasil: uma avaliação da experiência de navegação de usuários estrangeiros no portal Visit Brasil
Palavras-chave em português
Comunicação digital
Eye tracking
Marca Brasil
Marca-país
Neuromarketing
Resumo em português
A popularização mundial da internet facilita para seus usuários o compartilhamento de informações, opiniões e experiências sobre diversas questões, como seus interesses, produtos, serviços e locais que visitaram ou que pretendem visitar. Nesse contexto, abre-se espaço para que as organizações também participem desse processo, de modo a conhecer melhor seus públicos e desenvolver ações para influenciar positivamente suas decisões; esse conjunto de práticas forma a chamada comunicação digital. Dentro da competição internacional para atrair investimentos, turistas, imigrantes e estimular exportações, muitos países passaram a adotar estratégias e práticas de criação e gestão de marcas a fim de melhorar suas imagens para obter melhores resultados nessa competição (inclusive o Brasil, através da Marca Brasil) e, com isso, a comunicação digital surge como um importante aliado. Entretanto, observa-se uma escassez de pesquisas que abordem a interdisciplinaridade desses assuntos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a experiência de navegação de usuários estrangeiros nos conteúdos de comunicação digital no portal Visit Brasil. A pesquisa foi definida como qualitativa exploratória e, num primeiro momento, realizou entrevistas em profundidade com os profissionais envolvidos na criação e gerenciamento de tais práticas no caso brasileiro. Num segundo momento, foram entrevistados usuários estrangeiros dos conteúdos gerados para a Marca Brasil, contando também com as informações complementares obtidas pelo uso de um equipamento de eye tracking. Os dados qualitativos levantados serviram de base para uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos fomentam a conclusão de que o portal Visit Brasil atinge seu objetivo de atrair potenciais turistas estrangeiros a visitar o país, mas falha em seu outro propósito de suprir as necessidades de informações turísticas desses indivíduos. Além disso, conclui-se que o portal não é capaz de influenciar mudanças na imagem do Rio de Janeiro como um destino turístico. Este estudo traz contribuições ao desenvolvimento de novos trabalhos sobre o assunto, além de fornecer aos profissionais envolvidos, e potencialmente às empresas do setor brasileiro de turismo, uma melhor compreensão e o descobrimento de novas oportunidades a respeito das práticas de comunicação digital desenvolvidas em prol da Marca Brasil e de seus resultados até o momento.
Título em inglês
Digital Communication of the Brazil Brand: an evaluation of foreign users' navigation experience on the Visit Brasil website
Palavras-chave em inglês
Brazil Brand
Country brand
Digital Marketing
Eye tracking
Neuromarketing
Resumo em inglês
The worldwide popularization of the internet makes easier for its users to share information, opinions and experiences about several subjects, like their interests, products, services and places they've been to or intend to go in the future. In this context, companies have the opportunity to also take part into this process, being able to know better their audiences and developing actions to positively influence their decisions, putting into practice digital marketing activities. As the international competition to attract investments, tourists, immigrants and stimulate exports continues to grow, many countries now adopt branding strategies and practices trying to improve their own images to get better results into this competition (including Brazil, through the Brazil Brand), and digital marketing is now an important ally for that attempt. However, studies that approach the interdisciplinarity of those subjects are scarce. Therefore, this study was developed to evaluate the experience of foreign users towards the digital marketing contents developed to the Brazil Brand through the website Visit Brasil. First, through a qualitative approach, in depth interviews were developed with professionals involved on the creation and management of those practices. After that, foreign users of the Brazil Brand online materials interacted with those contents, and these interactions were recorded and analyzed with an eye tracking equipment. In depth interviews also were conducted. All the collected data were analyzed through a content analysis. The results supports the conclusion that the website succeeds to attract potential foreign tourists to visit Brasil, but fails to supply all tourist's information needs. Also, it is possible to conclude that the website is incapable of influencing changes about the image of Rio de Janeiro as a tourist destination. This study contributes to the development of new researches on this field, and also will provide to the involved professionals and tourism companies, better comprehensions and new opportunities related to digital marketing practices developed to the Brazil Brand and its results so far.
 
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Data de Publicação
2017-01-10
 
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