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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2006.tde-05072006-122457
Documento
Autor
Nome completo
Marco Antonio Conejero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Neves, Marcos Fava (Presidente)
Giordano, Samuel Ribeiro
Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de
Título em português
"Marketing de créditos de carbono: um estudo exploratório"
Palavras-chave em português
Canais de Distribuição
Economia dos Custos de Transação (ECT)
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)
Protocolo de Quioto
Resumo em português
O Protocolo de Quioto foi ratificado em Fevereiro de 2005 e com isso um mercado que vinha caminhando sem regras formais, contando com o pioneirismo de algumas empresas interessadas em aprender a lidar com esta nova commodity e preocupadas com a sua imagem corporativa, passou de fato às vias da formalidade. Assim, uma vez que o mercado de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) possui um arcabouço institucional estabelecido, é interessante estudar com base na Economia dos Custos de Transação (ECT), como os custos de transação induziram modos alternativos de governança, em particular os contratos entre empresas proponentes de projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e os canais de comercialização constituídos por organizações multilaterais. E esse estudo, conforme as recomendações de Williamson (1993; 1991; 1985), foi feito analisando as características das transações em termos de especificidade de ativos, freqüência e incerteza, dados os pressupostos comportamentais dos agentes (racionalidade limitada e oportunismo). Para tanto, a pesquisa lançou mão do método do estudo de caso para obter informações privadas sobre as transações de RCEs, e seus respectivos contratos, entre as empresas brasileiras e uma organização multilateral, o Banco Mundial. Um resultado é que, diferente das relações via mercado, as empresas brasileiras se beneficiaram - em termos de redução dos custos de transação - da transação de RCEs (via contrato) com o Banco Mundial, já que este exerce todas as funções de um típico canal de distribuição, exceto a de aquisição dos direitos de propriedade sobre os créditos.
Título em inglês
Marketing of Carbon Credits: An Exploratory Research
Palavras-chave em inglês
Clean Development Mechanism
Distribution Channels
Kyoto Protocol
Transaction Costs Economics
Resumo em inglês
The Kyoto Protocol was approved in February 2005 and the carbon market that was without rules, played by some pioneer companies interested in learning by doing with this new commodity and worried about their corporate image, started working in the ways of the formality. As the market of Certified Emissions Reduction (CER) has already an established Institutional Environment, it’s interesting to study, based on the Transaction Costs Economics (TCE) theory, how the transaction costs induced alternative ways of governance, in particular the contracts between Brazilian companies – with CDM (Clean Development Mechanism) projects - and the commercialization channels in multi-lateral organizations. This study, as the recommendations of Williamson (1993; 1991; 1985), was made analyzing the characteristics of the transactions in terms of asset specificity, frequency and uncertainty, considering the human behavior assumptions (limited rationality and opportunism). For this, the research used the case studies method to obtain private information about the transactions of CER, and their contracts, between Brazilian companies and a multi-lateral organization, the World Bank. A result is that, differently of the spot market relationship, the Brazilian CDM projects benefited - in terms of reduction of transaction costs – with the CERs transactions (contracts) involving the World Bank, since this bank realizes every distribution channel functions, except the acquisition of CERs property rights.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-08-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • CONEJERO, M. A., e NEVES, M. F. Gestão de Crédito de Carbono: Um Estudo Multicasos. Revista de Administração (FEA-USP), 2007, vol. 42, p. 1.
  • CONEJERO, M. A., and NEVES, M. F. Marketing of Carbon Credits: An Empirical Study. In International Food and Agribusiness Management Association (IAMA) - 16th Conference Agribusiness, Food, Health, and Nutrition, Buenos Aires, 2006. International Food and Agribusiness Management Association (IAMA) - 16th Conference., 2006. Available from: http://www.ifama.org/conferences.
  • CONEJERO, M. A., e NEVES, M. F. Marketing de Créditos de Carbono: Um Estudo Multicasos. In XXX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), Salvador, 2006. XXX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD)., 2006.
  • GARCIA, L. F., CONEJERO, M. A., e NEVES, M. F. Probiodiesel e Proálcool: Uma Analogia Produtiva. In 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (XIV SIICUSP), Piracicaba, 2006. 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (XIV SIICUSP) - Agropecuárias., 2006. Resumo.
  • MARCHETTO, R. M., et al. Marketing Ambiental. In Cladea 2005 Asamblea Anual Conselho Latino Americano das Escolas de Administração CLADEA Innovacion y Gerencia, el Nuevo Gerente para este Nuevo Milênio, Santigo del Chile, 2005. Cladea 2005 Asamblea Anual Conselho Latino Americano das Escolas de Administração CLADEA Innovacion y Gerencia, el Nuevo Gerente para este Nuevo Milênio., 2005.
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