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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2009.tde-05052009-165018
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia Pereira Bahia Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Merlo, Edgard Monforte (Presidente)
Nagano, Marcelo Seido
Veiga, Ricardo Teixeira
Título em português
A necessidade de conveniência no varejo: um estudo sobre o comportamento de consumo nos formatos de shopping center e varejo eletrônico
Palavras-chave em português
Conveniência
Shopping center
Varejo
Varejo eletrônico
Resumo em português
Enquanto faz suas compras, o consumidor despende tempo e esforço para a realização de várias tarefas como o deslocamento até a loja, a busca por informação sobre o produto desejado, a localização do produto dentro da loja até sua efetiva posse, após a finalização da transação no caixa. É a conveniência o atributo que minimiza os gastos de tempo e esforço do consumidor durante todas as etapas do processo de compra. Sua importância é crescente, na medida em que os recursos não-monetários de tempo e energia se tornam escassos e, conseqüentemente, mais valorizados na sociedade contemporânea. Neste contexto, objetivouse neste trabalho, o estudo da conveniência como necessidade do consumidor moderno, com a finalidade de determinar se ela varia em distintos formatos de varejo. Sendo assim, esta necessidade é estudada no shopping center, um formato de varejo tradicional composto por lojas, e no varejo eletrônico, um formato sem lojas, de expansão recente. A comparação entre os formatos de varejo se deu pela determinação das dimensões do constructo necessidade de conveniência em cada um deles, bem como pela identificação dos tipos mais importantes de conveniência na composição do constructo em cada formato. A pesquisa teve caráter exploratório, quantitativo, sendo realizada por meio de um levantamento, aplicado em meio eletrônico. Os resultados mostraram que a necessidade de conveniência na amostra estudada varia entre formatos, indicando não se tratar de uma necessidade intrínseca do consumidor. A conveniência constitui, portanto, uma necessidade dinâmica, que se modifica de acordo com o contexto de compra. Foram identificadas, para o shopping center, quatro dimensões da necessidade de conveniência: acesso, busca, transação e posse. No varejo eletrônico, porém, esta necessidade se desdobra em apenas três tipos, com as conveniências de acesso e busca formando uma única dimensão. Além disso, na composição da necessidade de conveniência total dos consumidores, identificou-se relevância predominante de um tipo de conveniência distinto em cada formato de varejo. No shopping center, observou-se a predominância da conveniência de transação, enquanto no varejo eletrônico, o tipo mais relevante foi a conveniência de acesso e busca. Estes resultados indicam que os esforços para a criação de um composto de conveniência no varejo devem levar em conta as especificidades de cada formato.
Título em inglês
The need for retail convenience: a study of the consumer behavior in shopping center and electronic retail formats
Palavras-chave em inglês
Convenience
Electronic retail
Retail
Shopping center
Resumo em inglês
Consumers spend time and effort to complete several tasks while shopping. These tasks include the trip to the store, the search for information on the desired product as well as locating the product they wish to purchase and completing the checkout process. Convenience is the attribute which minimizes the time and effort spent by the consumer in the buying processes stages. Its importance is growing as the non-monetary resources of time and energy become scarce and consequently more valued in contemporary society. This study has aimed to investigate convenience as a modern consumers need which has been analyzed in two different retail formats. The first one was the shopping center, a traditional format composed by stores and the second was electronic retailing, a non-store format of recent growth. The dimensionality of the need for convenience construct was assessed and the dimensions were compared across formats in terms of their composition and relevance for the overall construct. To accomplish the proposed goals, a quantitative research of exploratory nature has been undertaken by the administration of an online survey. It was found that the need for convenience varies according to the retail format for the sample studied. This result indicates that the need for convenience is not an enduring consumer need but a dynamic necessity that changes between different shopping contexts. Four dimensions have been identified for the shopping center, which are access, search, transaction and possession. However, for electronic retailing only three dimensions were obtained since the access and search conveniences have formed a single dimension. In addition, the relevance of each dimension in the overall construct composition was examined. It was found the predominance of one convenience type for each format, namely the transaction convenience for the shopping center and the access and search convenience for electronic retailing. These results indicate that the efforts toward the creation of a retailers convenience offer should take into consideration the particularities of each retail format.
 
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Data de Publicação
2009-05-11
 
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