• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2008.tde-28042008-163614
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Maria de Aquino
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2008
Directeur
Jury
Pazello, Elaine Toldo (Président)
Fernandes, Reynaldo
Madalozzo, Regina Carla
Titre en portugais
O efeito da família sobre o desempenho educacional da criança: uma análise do ensino fundamental brasileiro
Mots-clés en portugais
Características familiares
Desempenho escolar
Trabalho materno
Resumé en portugais
Nos últimos anos a educação tem sido alvo de muitos estudos, o que provavelmente reflete a sua grande importância no contexto de uma nação. A análise da questão educacional geralmente abrange dois aspectos: o atendimento escolar e a qualidade do ensino. No que tange à inclusão escolar no Brasil, sabe-se que essa variável teve sucesso durante a última década, entretanto, com relação à qualidade de ensino o mesmo não pode ser dito. O objetivo desta pesquisa é analisar os determinantes do desempenho escolar das crianças brasileiras, tendo como foco principal a família. A abordagem do papel da família será realizada a partir de dois ensaios: análise do impacto da participação materna no mercado de trabalho sobre o desempenho educacional da criança e avaliação do papel exercido pela família em auxiliar a criança nas atividades escolares. O primeiro estudo utilizará os dados de duas sub-amostras da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), dos anos de 1986 a 1995 e de 2002 a 2006. Já na segunda abordagem, serão utilizados os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do ano de 2005, nos quais será analisado o desempenho dos estudantes das quartas séries do ensino fundamental. Em geral, os resultados indicaram evidências da relevância dos fatores familiares para os bons resultados escolares da criança, tanto pelo efeito negativo do trabalho materno como pelo efeito positivo de algumas variáveis de investimento e de interação familiar.
Titre en anglais
Family effects on child's educational performance: an study of brazilian elementary school
Mots-clés en anglais
Family effects
Learning performance
Maternal labor
Resumé en anglais
Recently, education has been examined by many studies, which reflects its great importance in the context of a nation. The analysis of the educational issue usually involves two aspects: school attendance and quality of education. With regard to Brazilian school attendance, it is known that this variable has had success over the last decade; however, the same can not be said about de quality of educational system. The aim of this research is to analyze the determinants of academic performance of Brazilian children, focusing on the family. The approach will analyze the impact of maternal labor on child educational performance and the role of the family in child school activities. The first study uses data from two sub-samples of Pesquisa Mensal de Emprego (PME), referring to periods from 1986 to 1995 and from 2002 to 2006. In the second approach, will be used data from Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) of 2005, where will be examined the students performance of the fourth series of primary school. The results, in general, show that family factors were relevant for child school performance, considering the negative effect of maternal employment and the positive effects of some variables of investment and family interaction.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
JulianaMariaAquino.pdf (337.14 Kbytes)
Date de Publication
2008-05-09
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • AQUINO, J. M., e Pazello, Elaine Toldo. Trabalho materno e desempenho educacional das crianças: uma análise da probabilidade de aprovação escolar. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), 2011, vol. 41, p. 71-100.
  • AQUINO, J. M., and PAZELLO, Elaine Toldo. Maternal labor and child's school performance: an analyze of schooling advance probability. In LACEA´s Annual Meeting, Rio de Janeiro, RJ, 2008. LACEA´s 13th Annual Meeting., 2008.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.