• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2006.tde-25042007-134849
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Loboda Biondi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Toneto Junior, Rudinei (Presidente)
Barossi Filho, Milton
Gonçalves, Carlos Eduardo Soares
Título em português
O regime de metas inflacionárias e sua adequação ao caso brasileiro: os custos de manutenção do regime
Palavras-chave em português
Dados em painel.
Diferenças em diferenças
Metas de inflação
Resumo em português
O regime de metas de inflação é uma estratégia de política monetária utilizada por inúmeros países desenvolvidos e em desenvolvimento que tem por objetivo ancorar as expectativas dos agentes econômicos quanto ao comportamento futuro da taxa de inflação. De acordo com a literatura sobre o tema, o regime de metas inflacionárias além de provocar efeitos positivos sobre a taxa de inflação das economias que o adotam, tende também a provocar melhoras sobre o comportamento do produto. O objetivo desta dissertação é analisar empiricamente os impactos da adoção do sistema de metas de inflação para a taxa de inflação e crescimento real do produto dos países, diferenciando os impactos entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Utilizando o grupo de países que adotam metas de inflação como o grupo de tratamento e os países que não adotam como grupo de controle, dois procedimentos metodológicos foram realizados: estimação por diferenças em diferenças e análise em painel. Os resultados da estimação por diferenças em diferenças não se mostraram robustos e assim a análise em painel foi realizada. Os resultados demonstram que a adoção do sistema de metas inflacionárias produz impactos significativos para a inflação e crescimento do produto dos países que o adotam. Para o caso dos países desenvolvidos a adoção do sistema de metas tende a elevar a taxa média de inflação assim como o crescimento do produto. Para os países em desenvolvimento, aqueles que adotam o regime tendem a apresentar médias de inflação e do crescimento do produto significativamente menores que os países que não adotam. Concluí-se que para os países em desenvolvimento existe um custo de manutenção do sistema de metas de inflação em termos de queda do crescimento do produto. Esse custo estaria relacionado à maior dificuldade enfrentada por tais países na construção de credibilidade, fazendo com que os mesmos sigam políticas monetárias restritivas e definam um desenho rígido para o regime de metas de inflação.
Título em inglês
Inflation targeting and its adequacy to the brazilian case: the costs of maintenance of the regimen
Palavras-chave em inglês
Differences-in-differences
Inflation targeting
Panel data.
Resumo em inglês
Inflation targeting is a monetary policy strategy used by several developed and developing countries which aims to link together the economic actors? expectation related to the future behaviour of the inflation rate. According to specialized literature, inflation targeting tends to bring an improvement over product behaviour, besides bringing positive effects over inflation rates of those countries that make use of it. The focal point of this dissertation is to empirically analyse the impacts caused by the adoption of inflation targeting system on countries? inflation rate and real GDP growth, distinguishing effects on developed countries from those on developing ones. Defining the group made of countries that do use inflation targeting as treatment group and the group made of countries that do no use it as control group, two methodological procedures were accomplished: differences-in-differences estimation and panel data analysis. As the results of differences-in-differences estimator did not seem robust, panel analysis was also consummated. These results showed that inflation targeting adoption causes significative impacts on inflation rate and GDP growth in countries that adopt it. In developed countries, the adoption of such monetary policy strategy tends to increase the mean inflation rate, which also occurs with the GDP growth. In the other hand, developing countries that adopted inflation targeting tend to present mean inflation rate and GDP growth substantially lower than developing countries that do not make use of it. Though, it is possible to conclude that exists a maintenance cost of inflation targeting system for developing countries regarding the loss in GDP growth. This cost could be related to the greater difficulty that these countries face when forming credibility, which forces them to follow restrictive monetary policies and also to define an strict outline for inflation targeting.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RobertaLobodaBiondi.pdf (586.05 Kbytes)
Data de Publicação
2007-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.