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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2018.tde-17092018-115134
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Mascioli Berlingeri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Orientador
Banca examinadora
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Primi, Ricardo
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Souza, André Portela Fernandes de
Título em português
Competências socioemocionais e mercado de trabalho: um estudo para o caso brasileiro
Palavras-chave em português
Competências socioemocionais ; Mercado de trabalho ; Soft Skills
Resumo em português
Rápidos avanços da tecnologia e desenvolvimentos em diversos campos da ciência têm provocado mudanças profundas no mercado de trabalho. Nesse contexto, é bem documentado o papel relevante das competências socioemocionais no desenvolvimento de competências para o trabalho, sugerindo que os retornos do mercado de trabalho para habilidades não cognitivas têm aumentado ao longo do tempo e que os retornos são particularmente fortes para indivíduos que possuem habilidades cognitivas e não cognitivas. Nosso estudo busca trazer evidências do retorno associado às competências socioemocionais no mercado de trabalho brasileiro. Encontramos evidências de que existe um retorno positivo associado às competências socioemocionais e que esse retorno é diferente entre grupos de ocupação. Acreditamos que este conhecimento possa incentivar e reforçar as parcerias entre governos, educadores, formadores, trabalhadores e empregadores, a fim de gerir melhor o impacto transformador da Quarta Revolução Industrial no emprego, nas competências e na educação do Brasil.
Título em inglês
Socio-emotional competences and labor market: a study for the Brazilian case
Palavras-chave em inglês
Labor Market ; Social-emotional Skills ; Soft Skills
Resumo em inglês
Rapid advances in technology and developments in various science fields are driving deeply changes in the labor market. In this context, the relevant role of social-emotional skills in the development of job skills is well documented, suggesting that labor market returns to non-cognitive skills have been increasing over time and the pay-offs are particularly strong for individuals who have both cognitive and non-cognitive skills. Our study seeks to bring evidence of the return associated with social-emotional skills in the Brazilian labor market. We found evidence that there is a positive return associated with socialemotional skills and that this return is different between occupation groups. We believe that this knowledge can encourage and strengthen partnerships between governments, educators, trainers, workers and employers in order to better manage the transformative impact of the Fourth Industrial Revolution on employment, skills and education in Brazil.
 
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Data de Publicação
2018-10-08
 
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