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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2015.tde-14082015-110456
Documento
Autor
Nome completo
Elder Generozo Sant'Anna
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva (Presidente)
Ponczek, Vladimir Pinheiro
Santos, Daniel Domingues dos
Título em português
Da transição à permanência no ensino médio: o papel da família na trajetória do aluno ao longo da última etapa da educação básica
Palavras-chave em português
Ensino médio
Família
Modelo logístico sequencial
Resumo em português
Um dos desafios da educação brasileira é a grande quantidade de jovens que deveriam estar matriculados no Ensino Médio, mas que não estão frequentando a escola. Além disso, a taxa de abandono escolar nos anos iniciais do ensino médio é muito superior àquela encontrada no último ano do ensino fundamental. Nesse sentido, esse trabalho se propõe a investigar qual o papel da família no processo de transição e permanência no ensino médio. Para tanto, devido a disponibilidade de dados, será investigada uma coorte de alunos aprovados em 2010 no 9° ano do Ensino Fundamental no Estado do Ceará. Será estimado um sequential logit model, cujos regressores serão, além de algumas características individuais, informações referentes ao status socioeconômico da família e ao ambiente familiar. Existe uma vasta literatura que vem se desenvolvendo desde Mare (1980) buscando compreender o papel do background familiar na desigualdade educacional, tratando o processo de escolarização como uma sequência de decisões. Os resultados aqui encontrados, além de dialogar com essa literatura, apontam que a família é determinante, tanto para a entrada, como para a permanência no ensino médio, principalmente por meio da escolaridade dos pais. Esse efeito, todavia, é maior para aqueles que se defrontam com a decisão de entrada no ensino médio fora da idade ideal ou que exercem atividade remunerada quando não estão na escola.
Título em inglês
The transition and permanence in High School: the role of families in the trajectory of the student throughout the last stage of basic education
Palavras-chave em inglês
Family background
High school
Sequential logit model
Resumo em inglês
One of the challenges of Brazilian education is the large amount of young people who should be enrolled in high school, but who are not attending school. In addition, the drop-out rate in the early high school years is much higher than that found in the last grade of elementary school. Thus, this study aims to investigate the role of the family in transition and permanence in high school. Therefore, due to data availability, a cohort of students approved in 2010 in the last grade of elementary school in the state of Ceará will be investigated. Will be estimated to sequential logit model, whose covariates are, individual characteristics, information regarding socioeconomic status of the family and the family environment. There is a vast literature, that has been developing since Mare (1980), trying to understand the role of family background on educational inequality, treating the educational process as a sequence of decisions. The results found here, as well as dialogue with the literature, show that the family is crucial both for entry and for staying in high school, mainly through parental education. This effect, however, is higher for those who are faced with the decision to enter high school outside the ideal age or to engage in paid work when they are not in school.
 
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Data de Publicação
2015-10-01
 
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