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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2016.tde-11082016-103300
Documento
Autor
Nome completo
Igor Silva Bueno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Pazello, Elaine Toldo (Presidente)
Ambrozini, Marcelo Augusto
Barbosa, Klênio de Souza
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Título em português
Investimento do governo no mercado de ações como compensação do financiamento de campanhas eleitorais
Palavras-chave em português
Diferenças em Diferenças
Doações Eleitorais
Eleições
Financiamento Eleitoral
Resumo em português
Este trabalho visa contribuir para a compreensão dos incentivos que permeiam os agentes envolvidos no financiamento de campanhas eleitorais. Por meio de evidências empíricas reunidas a partir do contexto do financiamento de campanhas brasileiras, a compra de ações de empresas de capital aberto por parte do governo é analisada como possível mecanismo de compensação do financiamento de campanhas eleitorais. A análise é feita comparando a participação do governo no capital de sociedades anônimas doadoras e não doadoras de recursos para financiamento de campanhas usando o método de Diferenças em Diferenças. Por meio dessa metodologia, identificou-se, particularmente na eleição de 2010, um efeito positivo do financiamento eleitoral sobre o investimento do governo em ações de empresas financiadoras.
Título em inglês
Government investment in the stock market as compensation for campaign financing
Palavras-chave em inglês
Differences in Differences
Election Finance
Elections
Electoral Donations
Resumo em inglês
This study aims to contribute to the literature by investigating the incentives that pervade agents involved in electoral campaign funding. By means of empirical evidence gathered from the Brazilian electoral financing context, government investment in stocks is analyzed as a possible compensation mechanism for electoral campaign financing. The study investigates government investments in stocks comparing corporations that have supported electoral campaigns and those that have not, by applying the Differences-in-Differences method. By this method, a positive effect of electoral financing on government investment in companies stocks was identified in the 2010 electoral cycle. However, the empirical tests suggest no effect in 2002 and 2006 elections.
 
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IgorSBueno_Corrigida.pdf (740.71 Kbytes)
Data de Publicação
2016-09-01
 
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