• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2010.tde-10052010-134326
Documento
Autor
Nombre completo
Cleverlânio Silva Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2010
Director
Tribunal
Belluzzo Junior, Walter (Presidente)
Alves, Denisard Cneio de Oliveira
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Título en portugués
Eficiência dos sistemas municipais de educação no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
DEA
Eficiência técnica
Ensino fundamental
Sistemas municipais de educação
Resumen en portugués
O objetivo desse estudo é avaliar a eficiência técnica dos sistemas municipais de educação no Estado de São Paulo, especificamente no nível de ensino fundamental. Para calcular a eficiência técnica na provisão de serviços educacionais, vamos empregar o método não-paramétrico denominado Análise Envoltória de Dados Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios. O primeiro estágio consiste em calcular os índices de eficiência pelo modelo DEA e, o segundo em estimar, por meio de uma regressão censurada Tobit, os parâmetros das variáveis que podem influenciar nos índices obtidos no primeiro estágio. Os resultados identificaram, sob a hipótese de retornos variáveis à escala, 93 municípios eficientes tecnicamente e, que os municípios operam em média com 14% de ineficiência de escala. Foi possível, ainda, constatar o grau de influência das variáveis socioeconômicas sobre a eficiência técnica e, identificar os fatores que afetam positivamente a eficiência técnica dos sistemas municipais de educação, como a escolaridade das mães, não reprovar de ano, entre outros.
Título en inglés
Efficiency of the municipal systems of education in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Fundamental schooling DEA
Municipals educational system
Technical efficiency
Resumen en inglés
The objective of this study is to evaluate the technical efficiency of the municipal system of education in the state of São Paulo, specifically in the level of fundamental school. To calculate the technical efficiency in the provision of educational services we will adopt the non parametric method denominated Data envelopment analysis (DEA) in two stages. The first stage consists in calculate the efficiency indexes with the DEA model and the second consists in estimate through a censored regression Tobit, the parameters of the variables that can influence the indexes obtained in the first stage. The results identified, under the hypothesis of variables returns to scale, 93 municipals technically efficient and that the municipals operate with 14% of inefficiency of scale. It was possible yet to identify the degree of influence of the socioeconomic variables over the technical efficiency and the factors that affect positively the technical efficiency of the municipal systems of education as the mothers educational level, non repetition, amongst others.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CleverlanioSGomes.pdf (424.55 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-07-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.