• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2010.tde-10052010-101210
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Correia das Neves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2010
Directeur
Jury
Pazello, Elaine Toldo (Président)
Belluzzo Junior, Walter
Menezes Filho, Naercio Aquino
Titre en portugais
Efeitos da progressão continuada sobre a proficiência dos estudantes do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Ciclos
Ensino fundamental
Proficiência
Progressão continuada
SAEB
Resumé en portugais
Muita discussão tem sido lançada sobre a adoção da progressão continuada como forma de organização do ensino fundamental no Brasil. Embora os trabalhos acadêmicos apontem na direção de que esta forma de organização não influencie o rendimento dos alunos a mesma opinião não é compartilhada pelos professores, estes normalmente têm uma opinião avessa à adoção deste regime de ensino. Trabalhos anteriores não analisaram o efeito da progressão continuada ao longo do tempo, identificando esta lacuna, esta dissertação pretende analisar os efeitos da mudança no regime de ensino de série para a progressão continuada sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental ao longo do tempo, utilizando dados em painel para esta finalidade. Neste estudo fazemos uso dos micro-dados dos Censos Escolares dos anos de 1999 e 2003 e dos SAEBs dos mesmos anos. Nossos resultados utilizando o método de diferenças em diferenças mostram que escolas que partiram inicialmente de séries e passaram a adotar ciclos tiveram um aumento na proficiência de seus estudantes de quarta série e esta política não teve um impacto estatisticamente significativo para os estudantes das oitavas séries. No entanto,o exercício robustez que fez o caminho contrário, ou seja, analisou a variação de proficiência nas escolas que transitaram de ciclo para série, também encontraram resultados positivos para esta mesma série, o que não nos permite inferir que exista um efeito causal resultante da adoção da política de progressão continuada.
Titre en anglais
The effects of non-repetition policy over the proficiency of elementary school students
Mots-clés en anglais
Continued progression
Cycles
Elementary schools
Proficiency
SAEB
Resumé en anglais
Much discussion has been cast on the adoption of the continued progression as a way of organizing elementary schools in Brazil. Although previous academic work point in the direction that this form of organization does not influence the performance of students the same opinion is not shared by teachers, they usually have an opinion averse to adopting this system of education. Previous studies did not examine the effect of continued progression over time, identifying this gap, this work aims to analyze the effects of changing the system of education from grades to the continued progression on the proficiency of elementary school students over time, using panel data for this purpose. In this study we use SAEB´s microdatabase and Censo Escolar from the years of 1999 and 2003. Our results using the difference in difference method show that schools that initially left the grades system and have adopted learning cycles had an increased proficiency of its students from fourth grade and the same policy had not a statistically significant impact for students of eighth grades. However, the schools that made the opposite transition, that is the variation of proficiency in schools that were carried over from cycle to series, also found positive results for this same transition, which does not allow us to infer that there is a causal effect resulting from adoption of the policy of cycles.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
RafaelCorreiaNeves.pdf (268.97 Kbytes)
Date de Publication
2010-07-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.